8.10.09

Eleições em Lisboa

Posso estar enganado, mas estou convencido que Santa Lopes irá mesmo retirar António Costa da presidência da Câmara Municipal de Lisboa (o que acaba por soar a justiça poética: Santana Lopes saiu de Lisboa para ir para um governo de onde foi retirado com forte ajuda de António Costa. Este último abandonou o governo, para ir para a Câmara Municipal de Lisboa, de onde será posto fora pelo mesmo Santana Lopes).
Mas mesmo que o (sempre) renascido Pedro Santana Lopes não vença em Lisboa, a verdade é que a sua candidatura colocou António Costa e o PS em sentido. Prova disso é o absoluto desnorte do candidato socialista, político normalmente sereno e previdente, mas que tem demonstrado um histerismo invulgar. Aliás, a sua campanha mais não é do quem uma correria desenfreada atrás de Pedro Santana Lopes, que marca, definitivamente, a agenda política.
E nem aquelas medidas desesperadas de última hora, como a reunião que o (ainda) edil manteve com o movimento cívico contra o alargamento do terminal de contentores do Porto de Lisboa safam António Costa. Não tome cuidado e o descalabro pode ainda ser maior, pois o carácter eleitoralista e demagógico é por demais evidente!
Mas, se há alguma vitória antecipada é, neste momento, para os habitantes de Lisboa. Por pressão do candidato social-democrata, António Costa viu-se obrigado a assumir alguns compromissos que se traduzirão em benefícios para a capital. E, se mais não houvesse, essa seria razão de sobra para a candidatura de Santa Lopes já ter valido a pena!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sancho,
Só quem anda no terreno é que tem noção de como as coisas funcionam (neste caso, sei de que falo)... Aquilo que Pedro Santana Lopes tem privilegiado na sua campanha é o "sound bite". Ainda assim, ter como adversário político Pedro Santana Lopes, não é fácil....
Teresa Ruel

Sancho Gomes disse...

Teresa,

aceito, mas parece-me que excluires António Costa dessa campanha de soundbite é sectário! A tal reuniãozinha é disso exemplo. Portanto, estão bem um para o outro.