22.4.10

Ordenação das mulheres: assunto de fé ou interpretação dos Textos Sagrados?

Percebo o argumento do Vaticano, para inviabilizar a ordenação das mulheres, de que este é um domínio da Fé e não da Tradição. Ora, sendo dogma (porque proveniente das Escrituras - As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar, mas devem estar sujeitas, como também o diz a lei" - São Paulo, I Cor. XIV, 34), a Igreja não tem a faculdade de aprovar ou revogar esta doutrina. Esta é, no domínio Religioso, uma argumentação consistente e intelectualmente válida (vista na perspectiva dos seus membros).Contudo, também sabemos que os profetas, os apóstolos e os evangelistas, como homens que foram, estavam situados geograficamente, historicamente e culturalmente. E por isso é que a interpretação do texto religioso deve feita com ponderação (não podemos/devemos ter a ousadia de querer interpretar apenas com os nossos olhos, também eles situados). Nesta exegese bíblica importa relacionar os textos, de modo a fazer emergir aquela que seria a vontade de Deus, por vezes não devidamente traduzida pelo Homem.Posto isto, parece-me que a questão da ordenação das mulheres deve ser revista à luz de uma”sobreposição” dos textos sagrados. Porque a “verdade” de Paulo é, por vezes, contradita pela prática de Jesus e pela importância que as mulheres tiveram na Sua vida.Para além disso, quando da leitura transversal dos textos sagrados não se torna evidente qualquer doutrina, parece-me que se deve ponderar sobre os eventuais malefícios, para a restante doutrina e para os dogmas, que as eventuais alterações à Tradição poderão implicar. Este deve ser um trabalho partilhado e participativo, envolvendo os teólogos, mas também os leigos, desenvolvido no ritmo que se considerar mais adequado e que nos garanta que as alterações têm razões profundas de ser e não uma cedência a caprichos modernistas.No caso da ordenação das mulheres, devemos reflectir seriamente sobre eventuais malefício que esta alteração poderá trazer à restante doutrina (e dogmas) católica.
Por mim e até ao momento, não encontrei qualquer razão para a não alteração, pelo que sou favorável à ordenação das mulheres.

1 comentário:

Anónimo disse...

1º- A bíblia é um menu de contradições pelo que qualquer um conseguirá encontrar uma justificação "teológica" para defender os seus interesses ou opiniões;

2º - Porque é que a igreja não mantém nos tempos modernos a noção de que a mulher esta sujeita ao homem e ao seu marido? Simplesmente porque já não pode mas houve tempos em que isto seria um artigo de fé;

3º - Já houve tempo em que a igreja não tinha necessidade de evocar essa de ser um domínio da fé mas dizia directamente que a mulher era filha do diabo, um ser inferior, causa de pecado, etc pelo que não passava pela cabeça de ninguém reinvindicar a ordenação de mulheres.

Dito isto a bíblia não é diferente de toda a "literatura" escrita e oral que fundamenta e fundamentou centenas de religiões ao longo da história humana.

amsf