11.11.05

Encontro dos Amigos do Oriente

O Funchal receberá, a partir deste fim-de-semana, o Encontro da Associação dos Amigos do Oriente, integrado do calendário oficial das Comemorações do V Centenário da cidade. Entre nós estarão alguns dos maiores colecionadores e especialistas mundiais no que se refere a temáticas como a Expansão Portuguesa ou as relações da Europa com o Oriente no tempo das Descobertas.

Para além das conferências previstas para o Arquivo Regional da Madeira, que contarão com as participações, entre outros, de Ezio Bassani, Amin Jaffer, Ronald Fuchs II, William Sargent ou Maria Antónia Pinto de Matos, destacam-se as duas exposições englobadas no certame. A primeira apresentará ao público da Madeira uma das mais extraordinárias colecções mundiais de arte antiga - "Um Olhar do Porto - Colecção Dr. Jorge Mota". Estará patente no Museu da Quinta das Cruzes a partir de sábado.

A segunda, instalada no Museu de Arte Sacra, reúne um alargado leque de objectos de colecções madeirenses. "A Madeira nas Rotas do Oriente" será inaugurada domingo.

Um conjunto de eventos a não perder. Principalmente por aqueles que dizem que no Funchal nunca se passa nada de relevante.