6.12.05

Avanços tecnológicos

Depois da divulgação do estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estatística, concluo que o programa: “um computador uma família”, só beneficiou quem já tinha computador.

A utilização das “novas telecnologias”, na Madeira, continua abaixo da média nacional.


Nota: excerto notícia DN


«36,1 por cento dos madeirenses utilizam computador

Dados resultam do Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação realizado este ano pelo Instituto Nacional de Estatística

No primeiro trimestre deste ano, 36,1 por cento dos madeirenses com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos utilizaram computador.
Estes dados fazem parte dos resultados do Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias realizado no corrente ano pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), em colaboração com a Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC).
No que se refere à utilização de computadores pessoais, a Região encontra-se abaixo da média nacional (39,6), mas ainda está acima daquelas onde a proporção de utilizadores é menor, ou seja, dos Açores (33,4 por cento) e do Norte do país (35 por cento).
É em Lisboa que se encontra o maior número de utilizadores, ou seja, cerca de metade da população residente (47,5 por cento) com idade entre os 16 e os 74 anos usa computador diariamente.
Além disso, há que sublinhar que, no primeiro trimestre deste ano, 42,5 por cento dos agregados domésticos possuíam computador e 31,5 por cento tinham acesso à Internet a partir de casa. Isto indica um crescimento médio anual de 16,6 por cento no número de computadores, entre 2002 e 2005.
O estudo em causa também refere que a casa e o local de trabalho são geralmente os locais escolhidos para utilizar o computador, sendo que a proporção de homens que recorre a esta tecnologia é maior que a das mulheres. Em termos de análise por escalões etários, são os mais jovens que mostram maior propensão para o uso do computador (78,1% dos utilizadores têm entre 16 e 24 anos).
As conclusões deste Inquérito sublinham ainda o facto de que a «utilização de computador varia na razão directa do nível de instrução: a proporção de utilizadores desta tecnologia é de 90,2 por cento entre os indivíduos que possuem ensino superior para 24,1 por cento dos que têm um nível de escolaridade até ao 3º Ciclo».
Já no que se refere aos utilizadores de Internet, na Região, cerca de 29 por cento dos indivíduos nas referidas faixas etárias acederam à "World Wide Web" no primeiro trimestre deste ano. Este valor indica igualmente que a Madeira está também abaixo da média nacional fixada nos 32 por cento. Apenas Lisboa supera a média do país de utilizadores de Internet, com 41,3 por cento.
Ao nível nacional, são os estudantes que mais acedem à Internet (94,5 por cento utilizam esta tecnologia), sendo que sete em cada dez indivíduos com idades entre os 16 e os 24 anos são utilizadores da "rede".
O Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias refere igualmente, a título de curiosidade, que cerca de 75 por cento dos indivíduos inquiridos nunca frequentaram qualquer curso ou acção de formação relacionada com computadores.
«As competências adquiridas ao nível da utilização de computador e de Internet são, maioritariamente, devidas a processos de auto-aprendizagem, à medida que se utilizam as tecnologias (85 por cento dos indivíduos) e à ajuda de colegas, familiares e amigos (84 por cento dos indivíduos)». »
Ana Luísa Correia

Sem comentários: