"Reúne sete ou oito sábios e tornar-se-ão outros tantos tolos, pois incapazes de chegar a acordo entre eles, discutem as coisas em vez de as fazerem" - António da Venafro
19.12.05
CINEMA
Descobri um filme bastante interessante.
Chama-se CRÓNICAS e está a ser exibido no cinemaMax.
O argumento é simples. É a história de um jornalista que procura casos sensacionais para exibir no programa: - “Uma Hora Com a Verdade”.
Nesta deambulação atrás do crime Manolo Bonilla interpretado por John Leguizamo, persegue o rasto de um serial Killer a quem são atribuídas a violação e a morte de várias crianças.
O filme acaba por ser uma espécie de documentário. A televisão dá a veracidade que são negadas às imagens cinematográficas. Além disso, o argumento foi construído com base em factos reais. Algures na década de 70/80, Pedro Alonso, foi acusado de matar mais de 300 raparigas em três países. Colômbia, Peru e Equador. Foi precisamente um destes países que o realizador escolheu para palco da rodagem do filme.
Tudo começa por causa de um banal incidente. As imagens são de uma realidade brutal. Atiram o telespectador para uma dimensão ultra-humana.
Por outro lado, Crónicas questiona a lógica dos média. A forma como tratam a realidade e como devoram o mundo para apresentarem novidades.
Crónicas tem algumas falhas típicas de um jovem realizador. Conseguiu construir uma boa história, mas falta-lhe alguma sustentabilidade. Principalmente na parte final do filme. De resto Sebastián Cordero (realizador e argumentista) promete.
Quanto à parte moral deste trabalho, considero-o um bom exercício para quem se preocupa com a mediatização da actualidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário