15.12.05

Expressões que me chateiam

Sociedade Civil.

Está na moda. A torto e a direito escreve-se sobre a necessidade de "mobilizar a sociedade civil", de canalizar as "energias da sociedade civil" e outras barbaridades do género. Já agora, o que significa Sociedade Civil. E o que se opõe a ela. Sociedade Militar? Sociedade Secreta? Sociedade Eclesiástica? Sociedade do ráio que o parta?

Não serão todas as sociedades formadas pela interação de grupos, e de indivíduos, balizada por um conjunto de normas e regulações? E então porque carga de água há de haver uma Sociedade Civil. Que ainda por cima, no contexto em que aparece, exclui.

Eu, garanto, recuso-me a votar num tipo que utilize a expressão Sociedade Civil.

2 comentários:

Anónimo disse...

«A maior afirmação da sociedade civil e a promoção das liberdades sociais foram grandes eixos sempre presentes na acção pública de Aníbal Cavaco Silva», in site oficial da candidatura, na parte referente à biografia.
Portanto, Gonçalo, o Cavaco acaba de perder um voto na Madeira?!

Anónimo disse...

ó Hulk, então achas que isso interessa alguma coisa para o PSD-M!? Se tivessem decência nunca votariam Cavaco, q foi o PM que mais prejudicou a Madeira. Mas o q conta pra esta gente é ganhar eleições o resto é conversa.
Então não viste o Jardim dizer q o Sr. Silva devia ser expulso do PSD e que foi o responsável pelo "mostro"!? Agora já é um excelente candidato...