26.4.06

Uma história de amor


Está entre nós um filme imperdível.
Inclusive, para os espectadores que gostam de cinema realizado em série pelos americanos, para vender na Europa.

Mesmo esses vão gostar de ver A History of Violence. Não é uma obra prima, nem tão pouco é o melhor filme de David Cronenber. Longe disso. É, no entanto, um esgalhado trabalho cinematográfico para quem gosta ver sétima arte.

O nome do filme diz tudo. Uma história de Violência. Ponto, parágrafo.
Quando assim é, pouco mais fica para acrescentar. A Verdade é que este golpe desperta o olhar de qualquer espectador menos atento. Mesmo os que só vão ao cinema comer pipocas. Até esses vão ser perturbados pelo desenrolar do alucinante argumento. É muito simples, mas extremamente eficaz.

Em apenas uma hora meia de imagens existe ainda tempo para um excelente trabalho de actores. Um simpático pai. Homem de família é inexplicavelmente transformado numa máquina assassina.

Um franzino rapaz num herói…e os heróis em autênticos vilões.

Se a isto juntarmos uma discreta, mas muito eficaz realização, o resultado é um filme acima da média. Um bom filme, não é contudo, um excelente trabalho.

Para quem não conhece o realizador aconselho um outro CRASH(1996). Não tem nada a ver com o que ganhou os Óscares. Este é intenso. Existe um Existanz (1999). Algo entre a ficção científica e a acção. O resto dos filmes do homem ainda não vi, mas é dos meus realizadores favoritos. Por acaso são dois DAVID. Um é Cronenber, o outro é mais célebre. Lynch, David Lynch.