12.6.06

Constelação de estrelas no Funchal Jazz

Entre 7 e 9 de Julho, os Jardins Quinta Magnólia serão palco de momentos únicos de jazz. Com o compositor e pianista brasileiro IVAN LINS em destaque, aqui fica a programação do Funchal Jazz 2006.

Com um peculiar sentido harmónico e um extraordinário talento melódico, Ivan é um dos compositores brasileiros de maior universalidade. O conjunto da sua obra abrange mais de 400 composições, sendo que uma grande parte delas tem sido gravada tanto por intérpretes brasileiros como estrangeiros. “Lembrança”, “A Noite”, “Começar de Novo”, são exemplos de temas que foram registados por músicos de Jazz como Terence Blanchard, Dianne Schuur ou Sarah Vaughan. Tocará na Quinta Magnólia, com o seu grupo, a 7 de Julho.

Para dar continuidade à tradição de celebrar o Blues, a 7ª edição contará também com a presença de LONNIE BROOKS, inventor do voodoo blues e um nome fundamental desta cena musical. Wayne Baker, Andre Howard, Brian James Vollriede e Michael Rodbard, serão os companheiros de jornada de Brooks. O ritmo estonteante da banda vai por certo contagiar o público. Lonnie encerra a segunda noite do festival.

O cartaz do festival integra ainda PAQUITO D’RIVERA, LAÏKA FATIEN, JOANA MACHADO e McCOY TYNER.

PAQUITO D’ RIVERA foi um dos lideres duma geração que, indiscutivelmente, revolucionou a cena internacional do Jazz, com o seu conceito inovador de fusão de rock, jazz, música clássica e música tradicional cubana e será este complexo mundo musical que irá tomar conta do palco a 6 de Julho, abrindo em grande a edição 2006 deste evento. Além de um extraordinário saxofonista e clarinetista, Paquito D’ Rivera, é também reconhecido pela originalidade e versatilidade do seu trabalho como compositor.

O concerto será antecedido pela actuação da jovem e talentosa cantora madeirense JOANA MACHADO, a mais recente revelação do Jazz nacional. Vem apresentar o seu trabalho “CRUde”, editado em Janeiro de 2006 e a acompanhá-la estarão Afonso Pais, Bernardo Moreira e Bruno Pedroso.

LAIKA FATIEN já provou que não é mais uma cantora de Jazz. Com a sua voz intensa e luminosa, dominando com mestria as técnicas do jazz vocal, acrescenta às suas interpretações uma grande originalidade, para a qual contribui fortemente o gosto de se aventurar por territórios menos convencionais, interpretando de forma igualmente brilhante os tradicionais standards ou temas compostos por músicos contemporâneos como Nicholas Payton ou Wayne Shorter.

McCOY TYNER é uma verdadeira lenda do Jazz, tendo influenciado, com o seu estilo único, várias gerações de pianistas nos últimos 50 anos. Acompanhado por um excepcional conjunto de músicos, (Wallace Roney, Steve Turre, Eric Gravatt, Charnet Moffett, Donald Harrison e Eric Alexander), que não é fácil reunir numa mesma formação, vem apresentar um projecto com características muito especiais: The Story of Impulse! Records. Ao longo da sua carreira, McCoy Tyner já editou 80 álbuns e recebeu 4 Grammys, mas continua a ser um músico inovador, sempre em busca de novos horizontes musicais, marcando de modo indelével a história do Jazz.
E será desta forma muito especial que o FUNCHAL JAZZ FESTIVAL encerrará a 7ª edição.

Todas as noites, depois dos concertos na Quinta Magnólia, a festa continua no “O’Briens Pub”, com as jam sessions animadas pelo grupo LisMad Connection O6 e contando também com a presença de alguns dos actores do palco principal.