27.2.07

Finalmente, o Óscar

A Academia de Hollywood premiou um grande relizador, em deterimento de um excelente filme.
Babel foi o derrotado dos Óscares. É verdade que Martin Scorsese já merecia uma estatueta. Só não sei se "The Departed — Entre Inimigos" é um trabalho notável. Ainda não vi o filme, mas uma coisa é certa. Scorsese é senhor de uma cinematografia invejável. Estamos a falar de mais de 40 filmes. O Óscar fugia-lhe, mas acabou por levá-lo segunda-feira para casa. Foram necessários: - Táxi Driver (1976 - curiosamente recebeu 4 nomeações para os óscares), O Toiro Enraivecido (1980), Nova Iorque Fora de Horas (1985) Tudo Bons Rapazes (1990). Em 1995 o delicioso Casino. Scorsese no seu melhor. Falha com Kundun (1997). É provavelmente o menos "hollywoodiano" de todos os filmes do realizador. Vi-o e não gostei. Mais recentemente devem estar lembrados de O Aviador (2004) com Leonardo Di Caprio no papel de um esquizofrénico amante de aeronaves.

É uma longa carreira de trabalho árduo, de um dos conceituados realizadores da actualidade. Scorsese é capaz do melhor e do pior. Não é um autor regular. Isso não lhe retira mérito. Acrescenta-lhe expectativa. Quando estreia um filme, deste homem, ninguém pode dizer que já sabe o que vai ver.

2 comentários:

RodCosta disse...

"Departed" é um filme excelente, acredita Angel. Bem contado e bem filmado, afinal de contas o que se pede!
Não é obviamente o melhor filme do Marty, no entanto não sei porque escreveste que ele era capaz do pior...Pode ter feito filmes menos conseguidos, mas nunca roçam a mediocridade!
Cumprimentos.

Angel disse...

A Fasquia de Martin Scorsese é sempre alta. Por esta razão considero que existem filmes menos bons na cinematografia do autor. É óbvio que não são maus filmes, mas ficam aquém da expectativa. É o que quero dizer....