19.11.07

Jornalista Bielorussa vence The BOBs

Foto-Griffoneurei (algo como FotoMania), da jornalista bielorrusa Xenia Avimova, de apenas 23 anos, ganhou a edição de 2007 do The BOBs (The Best of Blogs), prémio anual atribuído pelo canal alemão Deutsche Welle .

O fotoblog contém óptimas fotografias e textos que, diz a DW, são surpreendentes (eu confesso que ainda não sei ler em russo, como tal, fico-me pelas fotos. E vou acreditar no que dizem os bons dos alemães).

O prémio para o melhor Podcast foi para o alemão Die Gefühlskonserve, algo como Sensações Entaladas. Já Alive in Baghdad, de um grupo de correspondentes no Iraque (conta também com a colaboração de jornalistas iraquianos) foi considerado o melhor Videoblog.

O Prémio Repórteres Sem Fronteiras foi atribuído ao tailandês Jotmam (o blog está escrito em inglês, portanto, consegue ler-se bem).

O francês Little Galerie ganhou o prémio Blogwurst, sendo que o brasileiro Blog do Tas foi eleito o Melhor Blog em Língua Portuguesa.

Maria Amélia, a blogger mais velha do mundo - é uma joven de 95 anitos - ganhou, com o seu A Mis 95 , o prémio para o melhor blog escrito na língua que "nuestros hermanos" impingiram ao mundo.

Refira-se que os utilizadores apresentaram ao juri mais de 7.000 blogs (79 eram portugueses). A decisão final foi anunciada este fim-de-semana, numa cerimónia pública realizada em Berlim.

Curiosamente, a opinião do "povão votante" foi diferente daquela que foi expressa pelo júri do The BOBs. É que, segundo as votações do público, o Blog do Tas ganharia o prémio para o Melhor Blog do mundo com impressionantes 27% de preferência. Em segundo lugar ficaria o espanhol La Cárcel de Papel. Foto-Griffoneurei não passaria de uns míseros 3%. Atrás, por exemplo, de Aljazeera Talk, do chinês Lian Yue's Eighth Continent e de Actualités de la République Démocratique du Congo, do jornalista local Cédric Kalonji.

Na Categoria para o Melhor Blog em Português teria vencido A Pensar Enlouquece, Pense Nisso, do brasileiro Alexandre Inagaki.

Para se ver a força do Brasil na blogosfera, as páginas brasileiras dominaram em absoluto as votações. Assim sendo, entre os dez blogs em português mais votados, nove são brasileiros. O outro é escrito em Moçambique por um sociólogo local.

Eis os links para os melhores blogs em português:

Escriba V 3.0
Diário de um Sociólogo
Ao Mirante, Nélson
Comidinhas
Hedonismos
Óleo do Diabo
Alexandre Soares Silva
Bispolândia

Os The BOBs, considerados, neste momento, os prémios mais importantes atribuídos à blogosfera, nasceram em 2004. Entre os vencedores desse ano estiveram El Hombre que Comia Dicionarios, os brasileiros Por um Punhado de Pixels e Estraga Filmes, e o chinês, entretando silenciado, 18摸狗日报 (seja lá o que isso quer dizer).

Nesse saudoso ano, o português Ponto Media (ver favoritos aqui ao lado) ganhou o prémio para o melhor blog em Língua Portuguesa (que na altura se chamava Prémio para o Melhor Blog Jornalístico em Português).

No ano seguinte, o argentino Mas Respecto Que Soy Tu Madre, diário de Mirta Bertotti, venceu o prémio do júri (está inactivo desde Dezembro desse ano).

A supermacia brasileira vincou, com Kibe Louco e No Mínimo a vencerem as categorias para o melhor blog em português, segundo os utilizadores e segundo o júri respectivamente.

Em 2006 a tendência manteve-se, com o Garotas que Dizem NI e Apocalipse Motorizado a vencerem os prémios para quem escreve na tão mal-tratada língua de Camões. O ano passado, o norte-americano Sunligth Fundation venceu o prémio do Júri Para o Melhor Blog.

"Pró ano há mais".

Sem comentários: