6.2.08

Life After Vegas


"Life After Vegas", dos Raindogs, data de 2001 e é, na minha opinião, um dos bons discos feitos na última década em Portugal.

Produzido por Chris Eckman (Walkabouts), o disco inclui 10 canções que, em muitos casos, nasceram das observações inscritas nos cadernos de viagem do vocalista (e letrista) Carlos Gonçalves. Um disco "de estrada", onde há melancolia, mas onde o caminho é feito na companhia de quem acredita que há sempre outra vida a começar para se viver.

Em "Life After Vegas", música e texto combinam-se na perfeição, pontuando, ainda mais que nos discos anteriores, o violino de Matt Howden.

Contextualizando, o trabalho de 2001 nasce num momento crítico para a banda. Após os sucessos (junto da crítica e no panorama musical alternativo) de "Raindogs" e de "From Today" - disco que resultou também no lançamento de "Memories of a portable CD"- o vocalista Roland Popp decide regressar à Alemanha (de onde é natural), desligando-se do agrupamento que liderara desde 1997.

Seguiu-se um período de alguma convulsão, até a entrada de Carlos Gonçalves, que deu um impulso decisivo à vida de um dos grandes grupos portugueses da primeira década do século XXI (infelizmente, pouco conhecido junto do grande público).

Escrevo sobre o disco porque está (ou estava até há pouco tempo) em promoção na FNAC. É aproveitar, minha gente.