26.5.08

Paixões

Tenho um amigo meu que apaixonou-se por uma voz. Não uma voz musical, uma voz carismática. Apenas uma voz, como tantas outras, de uma dessas meninas que trabalham em call-centers. E esteve tão apaixonado, que ligava diversas vezes para a ouvir. Nunca a quis conhecer. Sabia que a mulher de cujas cordas vocais emergia o som que o apaixonara era irrelevante. E sofreu para a esquecer.
Naturalmente, tinha algum cuidado em afirmá-lo: reconhecia o gozo que este seu sentimento poderia despertar nos outros.
A mim, nunca me pareceu estranho. Como poderia?, afinal, entre as minhas muitas paixões passadas (é verdade, apaixono-me com muita facilidade!) já tinha acontecido apaixonar-me por uns olhos; por uma imagem e até por uma ideia. Não um ideal, mas uma ideia de mulher, construída por mim e que muito pouco teria a ver com a mulher de carne. É fácil, é humano, apaixonarmo-nos por pequenos pormenores nas(das) pessoas. Por vezes, tudo o resto é acessório. O rosto que rodeia os olhos, o corpo que o suporta, pouco importa. Basta esse pequeno pormenor, para construirmos (ou em nós nascer?) um sentimento verdadeiro de paixão. Outras vezes, é apenas a ideia de estarmos apaixonados que nos apaixona (passe a redundância) e até nos faz sofrer. Projectamos uma ideia de felicidade junto de uma determinada pessoa e essa projecção passa a ser real. Sem nos apercebermos.
E estas paixões são tão reais, tão verdadeiras quanto as outras. Desejamos estar com a pessoa, porque a confundimos com a ideia que dela criámos, sem que seja uma miragem, ou um reflexo, ou uma invenção.
Todavia, não basta. Para estarmos verdadeiramente com alguém, é necessário esforçarmo-nos diariamente para nos apaixonarmos por todo o resto. Mesmo por aquilo de que gostamos menos. Porque no final, apenas a relação em que se investe diariamente é que nos fará viver com a felicidade possível (nunca nada é perfeito). Seremos felizes, quando estivermos apaixonados por um pormenor e conseguirmos viver com relativa tranquilidade o resto da pessoa. Porque a pessoa, as pessoas, não são apenas pormenores.

PS - Vivo apaixonado por pormenores e relativa tranquilidade quanto a tudo o resto!

3 comentários:

Su disse...

gostei de ler... reli......pormenores e tudo o resto


jocas maradas

amsf disse...

E qual é o fetish que tem pela Paula Moura Pinheiro!?

Blueminerva disse...

A minha avó sempre me disse que quando eu estivesse pronta para respeitar as diferenças e os defeitos dos outros estava pronta para amar.
Um grande abraço