28.5.08

Se for bom é meu, se for mau é teu!

Tenho voltado a ouvir com alguma insistência que os bons gestores devem ser bem remunerados. Mantenho alguma curiosidade para ver os prémios que receberão os administradores da GALP no final deste ano, atendendo aos seus bons resultados, mas apesar de em nada terem contribuído para eles. Porque por muito que queiram pintar outro quadro, a verdade é que os resultados financeiros da GALP devem-se a dois factores externos a esta administração: a participação em consórcios internacionais (com especial incidência para a Petrobras) e o aumento do preço dos combustíveis. Assim, é fácil ser bom gestor...



Por outro lado, quando o mérito é da organização, não percebo porque é que apenas os gestores devem ser premiados: então os administradores do BCP recebiam 10% dos resultados líquidos e todos os outros funcionários que contribuíram activamente para esse sucesso não viam cheta? A esses não chega nada?
Quer dizer, quando os resultados são negativos a culpa é dos trabalhadores que são mandriões, quando os resultados são positivos, o mérito é apenas dos gestores? É desta redistribuição de riqueza que falam todos aqueles que querem liberalizar a res publica? São estes bons exemplos que querem que sigamos?

3 comentários:

amsf disse...

E eu a pensar que esse titulo seria uma afirmação do Dr. AJJ!

A porta de saída está cada vez mais pequena! Em tempo de vacas gordas atropela toda a gente e surge como festeiro, em tempo da vacas magras retira-se discretamente para que não se associe o seu nome aos problemas que assolam a Madeira! Logo após 1929 surgiram os grandes demagogos, o que não daria o AJJ para ter menos 30 anos quando se aperceber das oportunidades que brevemente surgirão para pessoas semelhantes a ele!?

Su disse...

eu percebo mto bem...os corruptos são sempre premiados.....

opsss..falavas de gestores:)))

e de adminstradores do bcp....pois.....oh pois deiii......


jocas maradas

soslayo disse...

Sancho Gomes:

É, quem observa com atenção todos esses critérios de remuneração, só chega a uma conclusão. Quem se lixa é sempre o mexelhão! A propósito o Teixeira Pinto descontente com o pouco que levou de indemnização do bcp (milhões de euros) já aparecer num dos canais de televisão na saudação à "dama de ferro à portuguesa". Que será que ele pretende? Um abraço.