16.6.08

ERSE ou um bando de malfeitores?!

Ora, digam-me lá se a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) não é mesmo apenas um bando de malfeitores que têm como objectivo único servir as empresas cuja actividade deviam regular?
Então, depois daquela outra proposta de aumento da tarifa da electricidade em 15%, vêm agora estes craniozinhos (não, não são as bonequinhas do Prof. Solanka, da Fúria, de Salman Rushdie) propor que os clientes cumpridores paguem as dívidas dos não cumpridores... Então, eu que pago o serviço que contratei, tenho ainda que pagar os calotes de outrem, para que a empresa não tenha prejuízo? E os senhores da ERSE acham que esta é uma proposta razoável?
Mas como se não bastasse, eis o argumento fantástico: evitar que a EDP recorra a expedientes pouco transparentes para afectar, na mesma, a dívida aos clientes cumpridores.
Então senhores da ERSE, porque raio andamos todos a pagar ordenados milionários a V/ Exas. se não para garantir que o mercado energético funciona com transparência? Para que servirão então?
Olha que estes não param de surpreender...

PS - Espero que os portugueses estejam atentos e manifestem a sua indignação por esta proposta ser sequer equacionada. Por mim, farei seguir mais ou menos o conteúdo deste post.

1 comentário:

amsf disse...

Caro Sanho

Toda a gente tem direito à indignação mas a indignação "honesta" pressupõe a não precipitação e a correcta informação!

A única diferença entre o mercado da electricidade e qualquer outro negócio é ser regulado pela ERSE. Por ser regulado é que o consumidor é informado de que este "custo" faz parte do valor final. Qualquer empresa incorpora no preço final os calotes, os roubos, os acidentes, etc.
Quando vemos alguém a roubar, a fugir aos impostos devia-mos denunciar pois mais tarde ou mais cedo teremos que pagar, através dos impostos, esse crime!
O que diriam os "cubanos" se fossem informados pela ERSE que o preço final que pagam incorpora um subsídio por forma os madeirenses terem electricidade mais barata!? Indignar-se-iam como o sr. Sancho!

Só me indignarei se souber que as empresas fornecedoras de electricidade facilitam a vida dos caloteiros só porque têm a possibilidade de fazer o cliente final pagar os calotes. O sistema judicial também não ajuda.