2.4.09

Dois poemas

Dois poemas americanos

O Carrinho de Mão Vermelho

tanta coisa depende/de um/carrinho de mão/vermelho/esmaltado de água da/chuva/ao lado das galinhas/brancas.

William Carlos Williams

Bluebird

no meu coração há um pássaro azul que quer sair mas eu sou mais duro do que ele, eu digo, fica aí dentro, eu não vou deixar ninguém ver-te.

No meu coração há um pássaro azul que quer sair mas eu atiro-lhe wisky e respiro baforadas de cigarro e as putas e os barmen e as caixas do supermercado nunca sabem que ele está aqui dentro.

No meu coração há um pássaro azul que quer sair mas eu sou mais duro do que ele, eu digo, fica na tua, tu queres pôr-me em apuros? queres gozar com a minha obra? detonar a minha venda de livros na Europa?

No meu coração há um pássaro azul que quer sair mas eu sou mais esperto, só o deixo sair de noite às vezes quando todos dormem. Eu digo, sei que estás aí, então não fiques triste. Depois recebo-o de volta, mas ele ainda canta um pouco aqui dentro, eu não o deixei morrer totalmente e dormimos juntos assim com o nosso pacto secreto e é bem capaz de fazer um homem chorar, mas eu não choro, tu choras?

Charles Bukowski

(Pus o texto em prosa - heresia, oh heresia! - mas prefiro-o assim, desculpem lá)

Sem comentários: