11.1.10

Derrota azeda

Sinceramente achava que não era possível ao Jacinto Serrão ganhar as eleições para a presidência do PS/Madeira. Não apenas devido ao desastre que foi a sua liderança, mas porque estava convencido que o Victor Freitas continuava a controlar as concelhias.
Enganei-me em toda a linha.
O poder do Victor parece estar a desvanecer-se e essa é uma realidade inegável. Não sei a que se deve, mas calculo que o seu progressivo afastamento das bases e consequente aproximação às elites tenha alguma coisa a ver. A falta de solidariedade manifestada para com a actual direcção, a própria “guerrilha interna”, conforme apodou João Carlos Gouveia (no seu estilo “bipolar”, conforme já o apelidaram alguns dos seus camaradas –os mesmos que se indignaram quando o PSD pediu um exame psiquiátrico ao ex-líder do PS/M), também terá contribuído. Porque a verdade é que em Roma, apenas o Senado é que gosta de pagar traidores.

Mas, ao que parece, não fui o único a ser surpreendido. O azedume que grassa pela blogosfera de esquerda madeirense é bem prova disso. E não falo apenas dos apoiantes de Victor Freitas. Falo de toda a restante blogosfera esquerdista, que tem encarado esta derrota com muita agrura.
Não percebo a razão para tanta azia, nem que milagres esperavam de Victor Freitas, mas enfim…

Resta-me parabenizar Jacinto Serrão e os seus apoiantes pela vitória (muito especialmente o Rui Caetano e o Duarte Gouveia) e desejar muitos sucessos na liderança da oposição.
Conforme já disse inúmeras vezes, se a qualidade da democracia na Madeira não é a melhor, a oposição - e muito concretamente o PS/M - tem também a sua quota de responsabilidade, porque nunca se soube constituir como alternativa. E é por isso que a Madeira precisa de uma oposição decente!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que escreveste parece-me que olhaste apenas para o resultado das eleições sem olhar para as parcelas!

-Se houve candidato que teve o apoio expresso das élites foi o JS;

-O mesmo se passando com os líderes das concelhias;

-O aparelho formal do PS/M (funcionários, bases de dados, eventos políticos devidamente direcionados)foram postos ao serviço da candidatura do JS;

-Decisivo foi o caciquismo de um presidente de junta socialista que nessa condição e com um número "desproporcional" de militantes em relação à demografia da sua localidade manobrou a favor do JS (JS 87; VF 7).Parece-me que Água de Pena será mais uma Gaula e posteriormente Arlindo Conceição um Filipe Sousa;

-Com um pouco inabilidade do JS e seus apoiantes o VF até pode ser um novo Isidoro (não tenho qualquer indicação dessa possibilidade mas em política acontecem coisas surpreendentes).

Neste cenário o AJJ poderia-se reformar em 2011 mesmo com a Madeira em descalabro económico pois o PSD/M não corria qualquer perigo de perder o seu monopólio:

Claro que tudo isto são divagações de quem não percebe nada e de quem está à margem da política interna do PS/M!

amsf

amsf

Sancho Gomes disse...

amsf,

mas não deixa de ser curioso que a máquina se tenha virado contra quem a controlou durante tantos anos.
mas acha que poderá surgir um outro partido no espectro político regional, preconizado por Victor??? ou o Victor passaria para o MPT?
ficamos a aguardar pelas novidades (pelos vistos, não é apenas o bbs que pertence à "secreta").
cumprimentos e bom ano (e veja lá se é bem educado e simpático, que não custa nada)