25.2.05

Leitura em diagonal dos jornais de serviço

O Tribuna (www.tribunadamadeira.com) traz em manchete aquela que pode ser considerada a notícia do dia.

"Governo Regional retém um milhão de euros em multas" , titula o semanário em manchete.

A notícia surge numa entrevista a Jorge Silva, responsável, na Região, pela Associção Sócio- Profissional da Policia (ASPP) e dá conta de um diferendo (mais um) entre a Madeira e a República, explicando que o Executivo de Alberto João Jardim reteve a quantia em questão porque exige ficar com a totalidade do dinheiro das coimas aplicadas no arquipélago. Enquanto não ver satisfeita a pretensão, mandou reter o dinheiro.

Deixo uma pergunta: a retenção não servirá antes para colmatar algumas dificuldades de tesouraria? Escrevo isto independentemente de achar a pretensão perfeitamente legítima.

Na entrevista, Jorge Silva queixa-se ainda da falta de condições que os profissionais da PSP têm de enfrentar diariamente. São armas velhas, esquadras em mau estado, falta de fardamentos, entre outros dramas que não são particularmente novos, e que já eram conhecidos da opinião pública.

É importante, contudo, perceber que as más condições de trabalho dos polícias resultam da falta de investimento crónica por parte do Ministério da Administração Interna, e não da retenção das verbas provenientes das coimas aplicadas. As reevindicações têm anos, como tal, seria ridículo procurar aqui qualquer relação de causalidade.

O Tribuna explica ainda a razão para o adiamento da abertura ao público do Aquaparque de Santa Cruz: alguém esqueceu-se de construír estacionamentos. A ser verdade, configura uma situação surrealista, que dispensa qualquer comentário.

Só mais um comentário em relação à primeira página do Tribuna: "PS Câmara dentro na noite das eleições desconfiado dos resultados do Funchal". Um título... difícil!

Já o Diário de Notícias (www.dnoticias.pt) traz, em manchete, "Mais uma excepção ao PDM do Funchal". O corpo da notícia diz que o Governo mandou suspender o Plano Director Municipal do Funchal para permitir a construção das instalações da Marinha num terreno situado nas proximidades do RG3, em São Martinho.

A notícia não é nova. Mas é apresentada com "roupagem" nova e, curiosamente, sob um prisma diferente. Eu, modestamente, quando era jornalista do Diário escrevi sobre o tema. E já fizera referência ao facto do Executivo ter decidido avançar para a construção das instalações da Marinha naqueles terrenos, abrangidos pelo regime de Servidão Militar. E que para o efeito seria necessário efectuar algumas "démanches", incluindo a retirada da servidão militar e acertos no PDM. Tudo bem, já passaram quase dois anos...

Na minha opinião, contudo, as notícias mais importantes do Diário são as que dão conta de que a campanha promocional da TAP vai, afinal, chegar à Madeira (graças, curiosamente, à Air Luxor) e da condenação, por litigância de má-fe, do deputado Guilherme Silva, situação pouco agradável para quem foi, até à bem pouco tempo, líder parlamentar da maioria e é advogado de reconhecidos méritos.

Já o Notícias da Madeira e o Jornal da Madeira (www.jornaldamadeira.pt) parecem, nos últimos tempos, competir para ver quem anuncia mais obras. Hoje foi a vez do primeiro divulgar a data para a conclusão das obras da Marina do Funchal.

O Jornal traz, em destaque na primeira página, uma boa peça, que dá conta dos estragos provocados por duas derrocadas: 12 desalojados e a destruição do teleférico da Rocha do Navio. Mais ninguém apanhou...

GNS

Sem comentários: