24.2.05

Olivedesportos ou Prisa?

O Público on-line (www.publico.pt) anunciou ontem que a Portugal Telecom (PT) decidira iniciar negociações com a ControlInveste com o objectivo de vender a Lusomundo Serviços, empresa que detem a Lusomundo Media.

Recorde-se que a ControlInveste é a holding que controla a Olivedesportos, de Joaquim Oliveira, "dona" de parte da Sport TV.

A decisão, contudo, está a ser fortemente criticada pelo presidente do BPI, Fernando Ulrich, que alega "conflito de interesses".

A este propósito, leia-se aquilo que escreveu o Diário Económico (www.diarioeconomico.com) na sua edição de ontem:

"Fontes contactadas pelo Diário Económico admitem que o presidente do BPI poderia estar a referir-se ao facto de a Olivedesportos ter uma participação qualificada de 2% na PTmúltimédia, partilhando ainda o negócio da Sport TV com a operadora, com uma posição de 50% cada uma. Além disso, foi ainda lembrado que o BES, principal accionista da PT, patrocina o Sporting, Porto e Benfica, à semelhança da própria PT, e que a Olivedesportos detém os direitos de transmissão televisiva da Superliga e é accionista das sociedades desportivas dos três grandes."

Por trás da ControlInveste deverá estar o grupo espanhol Prisa, detentor, entre outros títulos, do jornal El País, matutino de referência.

Recorde-se que a venda da Lusomundo Serviços, que controla, entre outros, o Diário de Notícias, o 24 Horas, o Jornal de Notícias, o Tal & Qual e a TSF, tendo ainda participações importantes no Diário de Notícias da Madeira e no Açoriano Oriental, alterará de forma drástica o panorama mediático em Portugal. Para perceber o negócio, e a importância do mesmo, sugiro a consulta dos excelentes textos publicados pelo blogue Jornalismo e Comunicação (www.webjornal.blogspot.com).

Agora que a agenda mediática deixou de estar completamente preenchida pela política, este é um caso a seguir com atenção.

GNS

Sem comentários: