23.3.05

Razão e Paixão

Alberto João Jardim quer um referendo para a criação de um clube único representativo da Região no futebol profissional.

Do ponto de vista teórico a ideia faz sentido, pois permite que os recursos sejam canalizados de forma mais racional e, provavelmente, mais eficaz.

O problema é que o desporto, especialmente o futebol, não é o território da racionalidade. E um clube único, clínico, uma espécie de "edifício inteligente" futebolístico, arrisca-se a ter muito dinheiro e poucos adeptos. Porque a paixão não é criada em laboratório. Limita-se a acontecer.

Escrevo sem esquecer que, quando o Governo aceitou ser sócio da S.A.D. do Marítimo, em igualdade de circunstâncias com o clube, aceitou apoiar de forma incondicional uma equipa profissional da Madeira, no que ao futebol diz respeito. E que, durante todos estes anos fez concorrência a si próprio, financiando os restantes clubes que estão (ou estiveram) na Primeira Liga.

Bem vistas as coisas restam dois caminhos: ou a Região abandona a S.A.D do Marítimo, ou assume a parceria, o que implica a assunção de direitos e de deveres. Um dos deveres, presumo, será o de não concorrer contra si. Assumindo a parceria está encontrado o clube único.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se apenas existem os dois caminhos que apontas, então só posso ser favorável ao abandono da SAD por parte do Governo Regional.
A segunda alternativa levaria-nos a um estado que decide quem deve ser beneficiado e quem deve ser prejudicado impondo regras diferentes para uns e para outros.

Anónimo disse...

Gonçalo,


antes de mais quero te felicitar pela tua mais recente aquisição (SSFranco). Definitivamente tens jeito para angariar escribas:).


Agora, não percebo o teu inquérito. Será que já não acreditas que o teu Sporting poderá ganhar mais alguma coisa este ano? Será que já desistiram do título, por isso só pensam na taça UEFA?. Tem calma, ainda falta muito campeonato e o teu clube ainda pde ficar em 2º lugar.

Um abraço.

Miguel Nóbrega