4.4.05

Nobel para Cohen

Há um movimento quer quer ver Leonard Cohen galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.

Eu sou, confessadamente, fã da música e da poesia de Cohen. Mas daí até considerá-lo merecedor de um Nobel vai uma distância grande. Sobretudo porque a obra do canadiano sofreu sempre consideráveis oscilações qualitativas. Cohen é capaz de escrever extremamente bem. Mas também é capaz de produzir coisas sem interesse nenhum.

"Belos Vencidos", curiosamente um dos romances emblemáticos do músico e escritor, é disso bom exemplo. Quem consegue ler "aquilo" até ao fim - eu transpirei para o fazer - não acredita que o autor seja o mesmo tipo que escrevera "The Favorite Game", ou poemas (canções) como "Dress Rehearsal Rag", "Suzanne", entre muitos outros.

Sei que há quem compare "The Field Commander Cohen" a James Joyce, ou a Allen Ginsberg (esta segunda comparação parece-me não ter grande nexo...enfim) mas eu, francamente, creio que a obra do canadiano não será vasta, e uniforme (em termos de qualidade), para lhe valer o Nobel.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Gonçalo.

Deixa que te cumprimente pelo blog e pelas escolhas para bloggers. Na minha opinião, algumas foram felizes.

Mas apenas quero te lançar um repto: propôr aos restantes bloggers que permitam comentários. Porque uma das mais fantásticas qualidades dos blogs é o execício democrático, onde os que falam também são ouvintes. Este é um exercício único, apenas disponível na blogosfera que a enriquece e a quem escreve.

Aqui fica a sugestão.

Um abraço.

Sancho