18.8.05

A vida Obscura de Autarca

Desde já agradeço o convite para participar nesta página on-line.

A todos os “escritores”…Sim, porque ainda se arriscam a serem convidados para fazer parte da Associação de Escritores da Madeira. Eu próprio corro esse perigo. Felizmente, já decidi. Não vou aceitar a amabilidade. Não tenho tempo nem pachorra para dar autógrafos.

Nesta estreia, existe um assunto que me preocupa. Não é novo. Pelo contrário, mas infelizmente persiste.

A CORRUPÇÃO

Falo dele, porque esbarrei no caso um dia destes.

Aproveito para denunciá-lo publicamente. Só espero que os nossos autarcas, especialmente, os recandidatos e os novos candidatos a presidentes de câmara façam qualquer coisa para alterar o estado de putrefacção de alguns colaboradores.

Os arquitectos não podem assinar projectos para o próprio município onde trabalham. Eles de facto não assinam. Pedem aos colegas para rubricarem por eles os projectos que fazem. É uma prática corrente destes ilustres profissionais. Porque é que acontece?
A resposta é simples. É muitas vezes a única forma que os munícipes encontram para acelarar os necessários despachos.

Alguns vereadores, (engenheiros), também fazem cálculos de ferro. Trabalham em co-pareceria com arquitectos que lhes entregam os projectos para fazerem os cálculos. Acontece que são os mesmos engenheiros que depois os analisam e aprovam.

Para quem não acredita acontece na Câmara de Santa Cruz, Machico e Santana. Imaginem o que não se passa nos outros 8 municípios da Madeira, para não falar da realidade das restantes câmaras do país.

A prática é tão “normal” que ninguém estranha.
Até os próprios candidatos e recandidatos não disseram nem uma palavra sobre este e outros assuntos, obscuros, da administração autárquica regional.

Angelino Câmara

Nota: Não é nenhuma conspiração. É a realidade.

Sem comentários: