1.3.06

Coimbra, a Estética e a Casa da Madeira

Estive em Coimbra e conheci (salvo seja, porque apenas jantei na mesma mesa) Mário Perniola, professor da Universidade de Roma que apresentou a edição portuguesa do seu livro “O Sex-Appeal do Inorgânico”, editado pelo meu amigo João Diogo (http://www.ariadne-editora.com). A curiosidade filosófica voltou a manifestar-se e irei ler o livro deste pensador contemporâneo. Não é que a Estética seja uma disciplina que me agrade muito, não é! Mas gosto do título (às vezes é assim que descobrimos alguma coisa que gostamos).
Felicito, desde aqui, o João. É necessário coragem para publicar livros que poucos lêem. O trabalho de mediador do conhecimento não é fácil. Acredito que provoque algumas insónias. Mas vale a pena. Pelo menos para ele!

Aproveitei a minha estadia e visitei a Casa da Madeira de Coimbra e sinceramente fiquei desiludido com o que vi. O bar, um dos ex-libris da noite conimbricence continua fechado, passados 5 anos. Compreendo que o processo de (re)legalização não seja fácil (iniciei-o, portanto sei bem do que falo), mas já passaram 5 anos. E o governo regional até já disponibilizou dinheiro para as intervenções necessárias, mas segundo me disseram, faltou o projecto.
Outra coisa que me entristeceu foi a atitude de um dirigente que conheci à porta. Nunca foi fácil gerir esta associação. O pessoal é jovem, tem outros interesses, nem sempre está disposto a abdicar da sua vida em nome da Casa. Mas fico seriamente preocupado quando o vice-presidente responde da seguinte forma a algumas questões: “eu tenho exame de medicina legal no sábado, portanto até lá não sei de nada”.
Não sei quem é o rapaz! Acredito até que tenha boa-vontade. Mas convenhamos que esta não é uma resposta que se dê a um sócio (será porque não pago as quotas de sócio correspondente?). Porque se o rapazola não tem tempo, podia bem não ter aceite integrar a direcção.
Não é que este tipo de atitude seja novo. Sempre houve membros dos órgãos sociais que não se entregaram à causa. O que é novo é a forma como é assumida a atitude. Nunca tinha ouvido da boca de um dirigente, de forma tão clara e inequívoca, que se estava a marimbar para a Casa da Madeira.
Porventura é devido a esta nova forma de ser dirigente associativo que se chegou ao total abandono do bar da Casa da Madeira de Coimbra. Causa-me tristeza o facto deste espaço estar cada vez mais afastado da comunidade de madeirenses de Coimbra e até da comunidade onde se insere. O bar já foi um ponto de encontro e de partilha entre madeirenses e restante comunidade. Já foi um local de promoção da inter-culturalidade. Neste momento está morto e o óbito é atestado nos exames de medicina legal.
Espero que surja uma nova direcção, com uma nova atitude e já agora com novas pessoas. Que não se estejam a marimbar para a Casa da Madeira, só porque têm um exame de Direito.

8 comentários:

Anónimo disse...

Querido Sancho,


Temos que tomar um copo quando fores a Coimbra. Bjs,


Marisa Frade.

Anónimo disse...

Marisa,

está combinado!

Anónimo disse...

«Aproveitei a minha estada e...». O Sancho não é um navio. ;-)

Anónimo disse...

Já agora, é 'conimbricense'.

E já agora, porque não, parabéns pelo post! :-)

Anónimo disse...

Vou responder ao ANTIGO presidente da Casa da Madeira Sancho Gomes que, infelizmente não tem 5 euros para poder pagar a sua humilde conta de associado correspondente há....... anos!Que PENA! Que Pena também o facto deste ILUSTRE ex-dirigente da Casa da Madeira, precisar de......anos para dar algum sinal de vida à casa a que presidiu! Talvez por isso EU tenha estudado medicina legal para compreender a sua inexistência relativamente a esta instituição que tanta... pena lhe causa! Não sei o porquê de tal ausência: se calhar estava a adivinhar que a "batata estava a ficar quente" e portanto seria melhor seguir COM A SUA VIDA PESSOAL!
Mas, postas esta palavras introdutórias, vamos analisar o meu trabalho enquanto VICE PRESIDENTE que vossa excelência SANCHO GOMES tanto põe em causa!
Eu, Edward Aguiar de Andrade, Vice Presidente da ACTUAL CASA DA MADEIRA, estou na actual DIRECÇãO há 13 meses! Desde que aqui estou redigi, com a preciosa ajuda de elementos desta Casa, um NOVO ESTATUTO DA CASA DA MADEIRA agora a publicar no Diário da República!
Eu, Edward Aguiar de Andrade, actualizei os contratos de tv cabo (que inclui agora Sport TV para os clássicos Marítimo X Nacional) e de internet assim como fiz o upgrade de todo o material informático!
O Conselho Fiscal actual, sob proposta da Direcção, procedeu à elaboração de um Inventário da Casa da Madeira!
A Assembleia Geral, por motivos anteriores ao nosso exercício, carecia de um livro de actas há quase 3 anos! Eis agora um novo livro de actas com a regularização da situação!
Os livros da Direcção e do Conselho fiscal não tinham registos em acta das suas actuações-deliberações há mais de 4 anos! Agora, parece que essa regularização teve que ser feita! Convém, especialmente quando o Ministério da Presidência manda uma carta a exigir tais documentos!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O BAR!
Eu sei que é o ex-libris! O Bar fechou quando eu era caloiro: foi por isso que entrei para a Casa da Madeira: a fim de ressuscitá-lo! Sim, uso esta palavra porque dadas as irregularidades de que o mesmo(bar)padecia era difícil fazê-lo! E note-se, estamos cá há 13 MESES!
O projecto proposto para o bar visava mantê-lo no segundo andar! Porém, não pôde avançar! Aliás, vossa excelência devia saber disso uma vez que JÁ no seu tempo NÃO HAVIA SAÍDAS DE EMERGêNCIA!
Como o projecto teve de ser abandonado, CRIANDO-SE OUTRO TUDO DE NOVO, é natural que demore algum tempo! Não seja eu um expert na matéria!
Eu sei que vossa excelência, enquanto aqui, fez um bom trabalho na Casa da Madeira como por exemplo a AMOSTRA MADEIRENSE! Na segunda feira, depois do dia em que vossa excelência decidiu ir à Casa (fora do horário de expediente), eu mencionei à Dona Natália que tinha falado consigo e achava-o uma pessoa muito afável! Pena é que o senhor tenha tirado uma frase FORA DE CONTEXTO para, como se isso não bastasse, proferir afirmações gravosas, carecedoras de fundamento! Além de DESINFORMADO, revelou-se INOPORTUNO!
Para terminar, vejamos a frase que o senhor citou segundo a qual eu por ter que estudar medicina legal não ia fazer nada pela casa da madeira e a partir da qual construiu a sua fantasiosa tese!
Sendo a Casa da Madeira, pelo menos para efeito do Instituto de Juventude Português, uma associação juvenil, é natural que elementos seus sejam estudantes universitários! Pergunto eu: não posso, por ser vice presidente, ser dispensado alguns dias para estudar para uma cadeira!
Pergunto eu: é preciso que eu não estude para que se garanta o bom funcionamento da Casa da Madeira!
Pergunto eu: não é possível procurar conciliar ambas as esferas!
Pergunto eu: não é possível que a minha ausência ocasional e prevista seja colmatada com a actuação dos demais elementos que compõem a Direcção!
É óbvio que quem quer abraçar a vida associativa tem de pôr de parte alguns vícios e por vezes até o estudo! Mas tirar a frase por mim fora de CONTEXTO para daí rotular-me INCOMPETENTE e por essa via a própria Direcção é intelectualmente desonesto, objectivamente mentira ou se preferir errado e dirigisticamente falando vergonhoso! Especialmete pelo passado que tem aqui na casa e as impressões que em mim causou!
Mas eu sei que se calhar como não me conhece foi levado pelo seu coração do que propriamente pela razão! Espero eu! Se não teria que recorre ao artigo 483 do Código Civil (responsabilidade civil) por danos quer patrimoniais quer morais para não mencionar responsabilidade penal por difamação quer a mim quer à Casa da Madeira! E acredite o dinheiro faria falta!
Mas, eu sei que isto não deve passar de um mal entendido, agora esclarecido! Pena é que vossa excelência, contrariamente a mim, depois de confirmar que não me conhecia, tivesse não obstante preferido atacar-me injustamente!
De qualquer modo, são estes os ossos do ofício como vossa excelência já sabe e claro já teve de experienciar na pele!
De resto, por enquanto, mais não tenho por dizer! Isto já vem longo!
P.S. Desde que entramos na Direcção, para minimizar os danos do encerramento do bar, temos realizado convivios mensais! Excepcionalmete, além do convivio de 6 de Março, esta semana haverão dois (uma na terça-28 e outra na quinta-30) e no dia 4 de Abril vamos fazer uma FESTA da CORAL! Na última semana de Abril até à segunda semana de Maio vamos arrendar o primeiro andar para a realização de um workshop do projecto ovo (pintura, escultura, gastronomia, e claro uma amostra madeirense!)

Anónimo disse...

Para todo o pessoal da madeira que queira participar num dos blogs criados pela direcção pela casa da madeira vejam o www.conviviosejantares.blog.com
Abraços atlânticos

Anónimo disse...

Ainda bem que fixe!

Anónimo disse...

Exmo Sr Sancho Gomes:
Após breve mas atenta leitura destes seus considerandos acerca da Casa da Madeira de Coimbra, designadamente sobre a pessoa do seu vice-presidente, perfilham-se-me duas conclusões:
1- O Exmo Sr. é, indubitavelmente, madeirense!! A critica fácil, gratuita e desinformada ao conterrâneo,("a qualquer um"), configuram a "verdeira imagem de marca" do típico madeirense.Muitos parabéns!!
2- A segunda, na esteira da primeira: o Exmo Sr. já não será strictu sensu nenhum menino,daí permita-me que lhe recorde, num rasgo abrupto de consciencialização etérea,uma das maiores e mais importantes aprendizagens do Homem, a saber, vulgo a não esquecer,"quando um Homem não é honesto nas coisas pequenas não o será com certeza nas coisas grandes".