1.3.06

Ventos de mudança

Como as coisas mudam...

Hoje, quase que me emocionei. Realmente, aquilo que senti foi uma espécie surpresa e embaraço. Quase inexplicável, ver o "Grande Educador da Classe Operária" a viajar da forma mais burguesa possível: na primeira fila da primeira classe. (Já agora, eu, grande aproveitador da dita mamadeira regional, sabujo ignorante cuja empresa não presta embora já exista há mais de 30 anos e, que eu saiba, só estou metido nestas coisas da política há sete, viajava em classe económica).

O paladino dos direitos do proletariado, a Joana d'Arc do PREC, aquele que empunhava o estandarte dos direitos dos trabalhadores, rendido ao capitalismo primário. Faz-nos pensar.

Não vejo nenhum atentado em defender os direitos dos que são oprimidos e que menos têm e, simultaneamente, gozar os confortos e prazeres que a vida proporciona. É uma questão de confronto de princípios, de moralidade, no mínimo estranha para quem como eu não faria algo semelhante. Que dirão aqueles que por ele foram "educados", todos os que, religiosamente, beberam as suas palavras eivadas de ódio e romantismo, os milhares que acreditaram ser possível concretizar a utopia ?

Estando nos antípodas do pensamento político por ele defendido, abominando a forma e a substância da sua luta, não deixo de sentir um certo deslento e uma mágoa contida por assistir a este fim das coisas. É testemunhar a derrota de um sonho, por muito errado que ele possa estar, um sonho por tantos acalentado.

Importa perceber o que se passou, será que ele desistiu da sua luta, julgou-a inconsequente ? ou, por outro lado, concluiu que esteve errado este tempo todo ? Baixou os braços ou viu a luz ?

Só o próprio poderá responder. As motivações de cada um só a ele dizem respeito e julgá-las leva a conclusões estúpidas e, muito raramente, acertadas.

Fica a desilusão para os seus seguidores de outrora e a frieza da constatação de que a História e o Tempo tudo corrigem e acertam.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem é o senhor?????????????

Gostava de "ver" o rosto da classe operária, nas asas do conforto aeronáutico

Anónimo disse...

Claro que o Carlos esqueceu desse grande radical moísta que foi pr. do PSD e PM de Portugal?

E o que dizer do seu companheiro de luta que e agora advogado do Vice do Governo Regional em Processos contra jornalistas?

Tino disse...

O grande educador Arnaldo dos Patos (como diz o Contra Informação) nunca acreditou numa sociedade sem classes (eu também não). Apenas usou esse mito para promoção própria. Tenho um amigo que uma vez ouviu-o dizer que "doutores são os médicos e os advogados o resto é merda".
P.S. - Alguém me sabe responder como é que o AJJ vê nesta figura um possível futuro Representante da Republica para a Madeira?