2.3.06

Condecoração

Tolentino Nóbrega será condecorado pelo Presidente da República. Mandam as regras da boa educação que o felicite, pois bem, as minhas felicitações.

As razões que levaram a este acto dizem respeito ao Presidente mas, também, a todos nós, representados pela mais alta figura do Estado. Neste contexto tenho apenas uma crítica a fazer, crítica essa que se prende com o teor das notícias por ele produzidas. A sua independência será inquestionável, pelo menos quero acreditar que assim seja e deve ser esta a premissa da minha análise, no entanto, já não consigo ver a sua equidistância. Com efeito, este jornalista foi sempre incapaz de construir uma notícia que relevasse qualquer aspecto positivo que tenha tido origem na Madeira. Todas as suas notícias, daqui enviadas, reflectiram, única e simplesmente, os aspectos menos positivos da vida regional. Esta minha afirmação resulta da tristeza que sinto quando, ao abrir as páginas do Público, vejo o nome da Madeira associado, apenas, a situações negativas. Não que essas devam ser branqueadas ou esquecidas, o que seria aceitavável e tolerável é que os assuntos regionais fossem tratados com a justiça e imparcialidade que deve reger a actividade jornalística.

A condecoração será merecida, fica o amargo resultante da incapacidade de se abstrair de aspectos pessoais e de motivações tendenciosas. O trabalho teria sido melhor se mais justo e real. Não são só desgraças, nem crimes, nem problemas, nem faltas de respeito, nem vícios. Faltaram os bons exemplos, as inovações, as antecipações e os progressos. Teria sido mais interessante se o quadro transmitido fosse mais completo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Comentário ao Post do Gonçalo:

Caro Gonçalo, apesar de não concordar com mto do que é feito e dito pelo PSD, reconheço que tu tens de portado com elevação e coragem. És uma excepção louvável dentro de uma "máquina" cheia de maniqueismos, cobardia e interesses pessoais. Daí que a tua opinião vale pela tua credibilidade. Não sendo, no teu caso, de apontar o que fazes actualmente para justificar o que disses.

Anónimo disse...

Eu acho piada. O gajo vem passar a linbgau no sapato do VP, trabalha para a comissao dos 500 anos - quanto? - e depois ainda vem um gajo destes elogiar? O melhor é nao dizer nada. O Gonçalo rtemn direito à vida mas fica mal o que fez. Deixe outros falar por ele. Etica? Porra, onde anda ela? Sera que ele ainda tem a Carteira Profissional?