2.6.06

Um dia de cão

Na inusitada odisseia levada a cabo pelo PSD nacional pela credibilização da política portuguesa, eis que sai da gaveta uma curiosa iniciativa do seu grupo parlamentar. Não, não estamos a falar de propostas para o emprego, para a educação, para a economia ou mesmo para sairmos do pântano. Nada disso, porque assim não estávamos a ser inovadores. A proposta do PSD vai bem mais longe porque pretende atribuir aos canídeos um dia especial. Nada tenho contra o assunto. E, declaração de interesses, não tenho cão nem nenhum outro animal de estimação por opção muito própria (não tenho pachorra e odeio lambidelas, só para referir algumas).

A política está pelas ruas da amargura (nota-se), os cães são todos os dias abandonados (vê-se, cheira-se e pisa-se) e o Dr. Marques Mendes não se deve aguentar até 2009 (mesmo que ele e a mulher pensem o contrário). Talvez por isso tenha surgido esta ideia brilhante que visa alertar para este fenómeno social de longo alcance responsável por muito barulho nocturno, processos de cio intenso e, tragédia, merda presa na sola dos sapatos.

Mas temo pelo pior. O dia especial – como o do pai, da mãe, da criança, da mulher, do avô – não passam quanto a mim de interessantes acções de marketing que ajudam o comércio e adormecem as consciências, enquanto se compra qualquer coisa para oferecer ao contemplado. No dia seguinte, tudo volta ao mesmo e ao que sempre foi.

Entretanto, descobrimos diariamente que o país precisa de estímulos. De estímulos económicos e não só. E precisa assim e também, e de acordo com o PSD, de dias nacionais como de pão para a boca e para encher chouriço, perdão, agenda parlamentar. Daí uma singela proposta minha: por que não fazer do nosso calendário um almanaque onde cada dia é um dia nacional especial? Podíamos começar (por favor, eu não cobro honorários por estas fantasias) pelo Dia Nacional das Ideias Imbecis. O DNII. Comecemos pelo dia de hoje. O 2 de Junho é uma boa data. E está disponível. Por favor, avisem o Dr. Mendes.