5.10.06

Tudo pra medicina

Os dois melhores alunos da região do ano lectivo passado (3º ciclo e secundário) têm como meta de vida seguir medicina. Não tem nada de mau e é um objectivo legítimo.
Porém, a escolha não é inocente. Na base desta ambição está, quanto a mim, o mais serôdio espírito de funcionário público e de emprego certinho para vida toda.

Ainda não conheci nenhum aluno que, com média superior a 19 valores, queira outra coisa senão medicina. Sendo alunos excepcionais poderiam exercer uma centena de ofícios. Mas não, escolhem a medicina porque ainda é bem valorizada socialmente e a remuneração compensa.

Como Portugal é dos poucos países modernos que não exige pré-requisitos relevantes para se frequentar um curso da área da saúde, o mais certo é se perderem bons investigadores, cientistas e engenheiros e se ganharem mais médicos medianos. Há pouco tempo um professor da Faculdade de Medicina de Coimbra dizia que não se lembrava de ver tantos alunos com aversão a cadáveres como os das fornadas dos últimos cinco anos. Pudera, vai tudo pra medicina.

1 comentário:

Anónimo disse...

GENTE ME AJUDE QERO SER MÉDICA MAS PRESISO DE AJUDA MEU MSN É DANIELLYOLYAGT@HOTMAIL.COM
BJIMMM GALERA