29.3.08

Porque outros dizem melhor do que eu

"(...) 2. Uma escola para os valores e o papel da(s) Igreja(s): Ligado a esse facto, está a questão de uma Escola para os valores humanos, intelectuais, morais e éticos. O pensamento moderno libertário não se pode confundir com a relativização de valores como a solidariedade e a sua exacta noção. No episódio do vídeo da professora e da aluna, vê-se claramente que há uma noção errada da solidariedade: a professora, porque não faz parte do grupo-turma, não existe como ser que mereça consideração. 2.1. O papel da(s) Igreja(s): Questão polémica que é preciso ter a coragem de enfrentar de frente: num país cristão e ou católico, as famílias não perderam o direito de educar na escola as crianças segundo os valores básicos cristãos? Por que não fazer um debate aberto, sem complexos, sobre a questão. Por um lado, uma sociedade laica e um Estado democrático e legitimamente laico, por outro, uma sociedade maioritariamente cristã que não assume essa condição na educação dos filhos. Não obstante os extremos religiosos conhecidos, a sociedade americana é mais livre porque assume sem complexos na educação dos filhos os seus valores religiosos. O afastamento da Igreja da esfera do ensino não teria sido um problema se isso, aliado ao afastamento das famílias na educação dos filhos, não houvesse tido como consequência um vazio de valores. (...)"

Não podia estar mais de acordo contigo Miguel (www.bastaqsim.blogspot.com).

3 comentários:

Woman Once a Bird disse...

Os valores religiosos não estão arredados da educação. Infelizmente. Aliás, já abordamos esta questão em acesa discussão que não importa reproduzir agora.
Contudo, ressalvo apenas que a moral ou os costumes não são patente exclusiva de uma confissão religiosa, muito embora as várias confissões pretendam (e aqui associo o pretensiosismo) que tal seja.

Su disse...

os valores estão para alem do religioso.....
a verdade, a solidariedade, a familia, a integridade, honestidade, educação...enfim....
tudo isso existe
é forçoso que exista para bem de todos nós.....
tudo isso aprende-se desde pequeno, em casa.......
... infelizmente não é o que sucede..culpados..........os pais........sem duvida.........

jocas maradas

Woman Once a Bird disse...

A Igreja apela que Sócrates tenha alguma mão no laicismo dos seus membros. Os malandros até querem agilizar o divórcio civil que, como toda a gente sabe, é uma questão religiosa.
Sobre tudo o resto no País, bem caladinhos. Mas ai Jessus (brincadeirinha) quando se metem novamente com essa coisa das pessoas andarem aos pares e dormirem emparelhados. Tsss, tsss. Com valores destes...