6.4.08

Canto dos Poetas

Ontem voltei a assistir ao concerto Isabel Bilou Canta a Palavra dos Poetas, na Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, integrado mas comemorações do 25 de Abril, desta centenária colectividade.
Este é mais um projecto da Associação do Imaginário que, apesar de acompanhar desde o seu início e de já ter assistido a muitos concertos, nunca deixou de me emocionar. Por razões familiares, claro que sim (porque nisto do canto dos poetas e de outras cantos, os afectos estão sempre próximos), mas essencialmente porque ouvir as palavras outrora cantadas por Adriano Correia de Oliveira, Zeca Afonso e Zé Mário Branco continuam a despertar o desejo de liberdade. Ainda para mais, num momento em que assistimos a um clima de perseguição inaudito em trinta e tal anos de democacria.
Sabe bem voltar a ouvir as canções de liberdade. E digo-o sem qualquer prurido, porque nisto de ideologias, apesar de ser insuspeito de manter qualquer simpatia pela esquerda, não posso deixar de reconhecer a importância do sonho de tantos e na esperança de quase todos.
Por isso, blogosfericamente (perdoem o neologismo), manifesto o meu agradecimento à direcção pela iniciativa Cafés de Abril. Pode ser que a palavra volte a despertar e assuma a sua real qualidade de arma em defesa da liberdade.

7 comentários:

amsf disse...

Quando se trata de atacar o governo socialista até o Zeca Afonso e Zé Mário Branco servem de arma de arremesso. Quem diria que a direita se uniria à temida esquerda (extrema esquerda)!? Quando dá jeito à quem não tem qualquer problema em evocar o "folclore" da esquerda!

Woman Once a Bird disse...

Amsf, francamente. Ou será que também vai circunscrever Abril a quem (lhe) interessa? Alguma capacidade crítica, homem!
Ou por acaso acha que este Executivo honra a imagem do Partido Socialista? Ao menos chame-se os bois pelos nomes. E estes, não são certamente socialistas.

Anónimo disse...

A liberdade não está à direita nem à esquerda. contudo, é muito bom ainda podermos discutir isso. Espero que assim seja durante muitos anos...
Belo texto, Sancho!

Anónimo disse...

Woman, esses são tudo, só não são democráticos!!! estou contigo!

Blueminerva disse...

Oh meu amigo que inveja... quem me dera a mim lá estar a afinar a garganta.
Um abraço

MMV disse...

lberdade acima de tudo!

Su disse...

liberdade.....

não sei bem o que isso é...........


mas gostei de ler.t