6.8.08

A Ilha de Arguim, ou uma lenda (presságio?) sobre o Rei "garboso" da Ilha das Laranjeiras

"(...) Tinham colhido apenas algumas braçadas de feno à mistura com ramos de faia e outros arbustos, quando um deles endireitando as costas, para respirar mais profundamente, por acaso alongou os olhos para a Ponta de S. Lourenço e para o chamadao «Mar da Travessa», que nesse dia estava calmo e derregado, como se um bergantim tivesse andado por ali a passear, deixando nas ondas mansas os listrados vestígios da sua passagem.
Então, os olhos do camponês viram um espectáculo inaudito, assombroso, surpreendente...
O mar do norte da Madeira separava-se perfeitamente do mar do sul e no intervalo, entre um e outro, o homem julgou ver surgir diante dos seus olhos atónitos uma terra encantadora, que não poderia ser senão a tão falada Ilha Encoberta.
As cumeadas dos seus montes pareceram-lhe envolvidas numa transparente neblina, como se fora um lindo véu de noiva.
Fixou e assestou melhor a vista e no centro da suposta Ilha entreviu um regato, marginado de salgueiros, como cabeças desgrenhadas sobre as águas, e depois muitas laranjeiras, além de outras árvores mui amenas e agradáveis.
Ao longo dessa ribeira viam-se muitas lavadeiras e muitas roupas a corar ao sol, nas ervas e arbustos marginais.
Numa vasta campina o nosso camponês julgou ver todo um exército em manobras militares, dirigidas e orientadas por um Rei mui aprumado e garboso."

Alfredo Vieira de Freitas, Era uma vez... Na Madeira!

6 comentários:

Anónimo disse...

sera k esta ilha e ou foi algum dia verdadeira?

euvi disse...

eu

euvi disse...

eu vi a ilha quando estava num aviao a sair da ilha da madeira eu estava no ledo esquesdo do aviao e o aviao esta indo em direçao á europa a ponta de Sao lourence estva no meu lado mais ou menos a minha esqurrda

euvi disse...

eu countinuava a ver a ilha da madeira mas mesmo ou pe da ilha tinha essa ilha k eu sania logo k n podia ser a madeira por cousa das montanhas enormes eu ia tirar uma photo mas n tirei c'est la vie

euvi disse...

era como se tivesse uma gorça a k nao me deixase tirar a photo porque por varias vezez eu pensei em tirar a photo mas tinha sempre o thought que se esta la é porque devia de estar

euvi disse...

sim