23.8.08

Olavo Manica e o Cidade

Simpatizo com a causa do Olavo Manica, com a sua cruzada de denúncia das perversidades do regime de Chávez na Venezuela.
Simpatizo também com o emigrante retornado, que não domina as ferramentas de exposição do seu raciocínio, que é como quem diz: o homem até não pensa mal, mas não sabe escrever, ainda que isso possa não lhe ser imputável.
Feita esta declaração de interesse, é necessário dizê-lo com clareza: os textos de Olavo Manica no diário Cidade são, na sua maioria, imperceptíveis. Erros ortográficos, de sintaxe, de concordância, pontuação e acentuação incorrectas, enfim, nos seus textos encontra-se de tudo.
Bem sei que após Saramago todos temos legitimidade para querer reinventar a língua escrita. É, contudo, necessário um certo limite imposto pelo bom senso e pelo respeito pela palavra escrita.
Mas se me incomodam os (erros dos) seus textos, incomoda-me ainda mais que ninguém do Cidade os corrija. Não sei se por respeito à originalidade dos textos, se por vontade de manter a fidelidade da sua linguagem, se - ainda e mais grave - para achincalhar o seu autor, a verdade é que os textos são publicados independentemente dos erros que possam conter.
Ora, há aqui uma questão de responsabilidade social do Cidade para com os seus leitores: a revisão e correcção dos textos publicados no diário deveria ser uma exigência editorial. Porque demonstraria respeito para com os seus leitores.
Por isso espero que revejam, rapidamente, este procedimento de modo a podermos acompanhar os raciocínios do Olavo Manica sem parecer que estamos a ler numa outra língua, que não a portuguesa.

Sem comentários: