5.9.08

Desemprego e irresponsabilidade

Quando ouvimos os socialistas ou os comentadores mais próximos (lacaios?) do governo da República falarem sobre o desemprego, parece que não há problema nenhum, visto que a diferença entre a percentagem de desempregados apenas aumentou 0,1% em três anos (passou de 7,2% para 7,3%). Chegam mesmo a falar de criação de emprego. Porque para estes senhores a demagogia não tem fim e o que importa é vender a ideia de que vivemos no melhor dos mundos, mesmo que isso seja feito à custa da miséria de 450 mil famílias.
Gritem o que quiserem mas a verdade é só uma: em três anos, a taxa de desemprego e o número de desempregados cresceu. Repito: cresceu! Tudo o resto são tretas demagógicas e irresponsáveis.

7 comentários:

Woman Once a Bird disse...

Aí, como cá, nada de novo. As práticas são semelhantes.

MMV disse...

Será que a culpa não é do AJJ?! Tenho a certeza que alguns socialistas da Madeira irão dizer isso... Lolol

e os 150 mil empregos?! calma que para o ano são criados...

Anónimo disse...

Nunca ouviram falar em destruição criativa!? Também no mercado de trabalho isso existe!

amsf

Tino disse...

Sancho,
Em primeiro lugar deixa-me agradecer-te e retribuir-te o cumprimento.
Parece que todos os que pensam de maneira diferente, da tua claro, são lacaios.
Em segundo se os teus lacaios neurónios conseguirem interpretar alguns números podes aventurar-te pelo site do ine e verificar o número de desempregados em 2005 e quantos existem neste momento.
Só uma sugestão: se somares os dois números não obtens o total de desempregados entre 2005 e 2008.
Se subtraires o valor correspondente a 2008 ao correspondente a 2005 e esse valor for negativo, desconfia. Afinal de contas é um governo socialista, e todos sabemos do que os socialistas são capazes.

Não te metas por percentagens e relações. Garante primeiro que as somas e as subtrações estão bem aprendidas.

Sancho Gomes disse...

Tino, antes de mais não te leves tão a sério, que eu de certeza não o faço (nem a ti, nem muito menos a mim).
Aconselhas-me a não me meter por percentagens? Pois é possível, mas às tantas tens de voltar à escolinha primária, para os primórdios de interpretação de texto. Relê lá o que escrevi, mas desta vez mais devagar, frase por frase. Percebeste? Mesmo assim, expolico: és socialista, não és comentador (até porque que eu saiba não fazes comentário político isento, porque assumes claramente uma postura partidária), pelo que não és lacaio (adjectivei de lacaios apenas os comentadores e não os socialistas). Mas até poderias ser (lacaio)e eu até poderia dizê-lo, que como sabes não tenho grande pejo em dizer o que penso seja a quem for.
Quanto à questão do post, faz lá as continhas que entenderes, chega lá a que conclusões quiseres, porque a verdade é só uma: há mais desempregados hoje do que há 3 anos. Esta é uma verdade que os números, as estratégias de cálculos (uma novidade só para ti: a matemática, ao contrário do que
acreditas, não é uma ciência infalível porquanto é uma convenção humana. Percebes a subtileza???) e a demagogia política (insisto) não desmente.

Tino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tino disse...

Sancho,
No primeiro trimestre de 2005 havia 412.600 desempregados.
Neste momento existem 409.900.
Ou seja, existem menso 2.700 desempregados.
Quando dizes que neste momento existem mais desempregados, estás a cometer um erro, explicado por um wishfull thinking.

Os dados do emprego são ainda mais expressivos. Em 2005 existiam 5.094.400 empregados e neste momento existem 5.228.100, ou seja, mais 133.700 empregos.

Basta consultar os numeros do INE.

http://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=99216&att_display=n&att_download=y

http://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=27311544&att_display=n&att_download=y