13.1.09

Marilyn sempre viva

Em Julho de 1962, num hotel de Bel Air, Los Angeles, Bert Stern organizou uma sessão fotográfica com Marilyn Monroe. A diva despiu-se e Stern, que durante anos a fotografara, disparou. O resultado da sessão foram sete imagens da diva parcialmente nua.

Algumas semanas depois, Marilyn morreu, com 36 anos. As fotografias, que entretanto Stern emprestara à revista Eros, desapareceram nos arquivos da publicação.

Mais de 40 anos depois, em Setembro de 2008, o fotógrafo foi contactado por dois colegas de profissão, Michael Weiss e Donald Penny, que tinham os originais com eles e queriam licenciar o resultado daquela tarde de trabalho em Los Angeles.

Bert Stern não foi de modas e intentou uma acção num Tribunal de Nova Iorque exigindo um milhão de dólares de indeminzação e a devolução das imagens.

Hoje, Stern, Weiss e Penny chegaram a um acordo. E as fotografias voltam ao arquivo do primeiro.

O mais curioso desta "estória" é que Bert Stern afirma só ter percebido que as imagens nunca lhe tinham sido devolvidas no momento em que foi contactado pelos dois fotógrafos supra-citados, ou seja, em Setembro do ano passado...

Eis uma das fotografias

LUmonroe1 Bert Stern/AP

Sem comentários: