2.9.09

O que pretende Miguel Fonseca?

O Miguel Fonseca, à boa maneira castratofista com que o PS quer que a população portuguesa encare as eleições legislativas, apresenta o que ele mesmo designa por cenário dantesco, em que o PSD é o partido mais votado, mas a esquerda é maioritária no parlamento, inviabilizando assim a constituição de um governo de Ferreira Leite. Ora, esta é uma visão que interessa ao PS pois promove o voto útil nos socialistas: maioria de esquerda no parlamento, logo o PSD não consegue constituir governo. Onde votam, então, os indecisos da esfera do poder? No PS, ora pois, que, ainda com maioria relativa, garante uma solução de governo. Isto, ainda como estratégia eleitoral.
Para o pós eleições, esta visão pretende impor ao PSD a constituição de um bloco central ou, no limite, desvirtuar o voto dos cidadãos, colocando nas mãos do Presidente da República o odioso de convidar a esquerda para constituir governo, ainda que o PSD possa ser o partido mais votado.
Esta é uma visão que tem como único objectivo enganar os eleitores, preparando terreno para uma golpada, que seria o PSD ter maioria relativa, sem que pudesse constituir governo, indo este cair, por obra e graça do Espírito Santo, ao colo do PS.
Ora, o que o Miguel Fonseca e os socialistas não querem que vejamos é que é possível uma solução de governo do PSD, com uma maioria parlamentar de esquerda. É possível ao PSD obter consensos à esquerda, conforme demonstram imensos exemplos por esse país fora, sendo Coimbra o caso mais paradigmático (entre o PSD e a CDU).
Esta visão demonstra, até, um certo desprezo pelo voto dos cidadãos e, consequentemente, pela democracia, e uma profunda descrença na responsabilidade dos partidos políticos portugueses.
Não tenho o Miguel por lacaio socialista e é dos poucos que ousa pensar pela sua própria cabeça e não se limite a repetir o gasto verbo da propaganda. Por isso estranho este ardil proposto naquele texto manhoso? O que pretendes tu, caro amigo? Ou é caso para dizer: Tu quoque, Brutus, fili mi?

Sem comentários: