2.11.09

PTE - boa prática com procedimentos pouco transparentes?

Portugal não é um país normal. Essa é uma constatação que não precisa de confirmação empírica. E neste país um pouco anormal, a verdade é que por vezes somos tentados a não termos, nós próprios, atitudes normais.
Ora, serve este preâmbulo para dizer que de tanto denunciar os esquemas, as falhas, as incompetências, às más políticas, as manhosices do governo de Sócrates, sentimo-nos tentados a calar quando tomamos conhecimento de outros processos muito mal explicados.
É o que acontece comigo: por tanto tentar pôr a nu algumas trapalhadas associadas ao Plano Tecnológico da Educação (PTE), começo a sentir-me o Velho do Restelo. Mas como a situação parece-me grave, entendo ter o dever de escrever sobre aquilo que a maioria dos portugueses desconhece.
Ora, para quem não sabe, no âmbito do PTE, as infra-estruturas de rede das EB2, 3 e Secundárias estão a ser substituídas para permitir internet de alta velocidade. Sim, não está apenas a ser actualizada, está a ser integralmente substituída. Mas, apesar de estarem a ser desperdiçados muitos milhões, ainda se aceitaria, se a coisa se ficasse por aqui. Mas não: aqui vai o role daquilo que me parece um esquema muito pouco transparente, que me deixa, como deveria acontecer com todos os democratas, muitas dúvidas, senão legais, pelo menos éticas:
- Todo o equipamento terminal está a ser colocado pela Cisco, que coloca equipamento, em qualidade e em quantidade, bem acima do necessário; (com custos bastante elevados);
- A Cisco tem como Director Internacional para o Sector Público (?) Diogo Vasconcelos, antigo presidente da UMIC e “pai” do “e-government” português, que veio desaguar no Plano Tecnológico (coincidência?) – para que não me venham acusar de sectarismo, este é um ilustre militante do PSD;
- O serviço de comunicação de dados e internet foi entregue em monopólio à PT, sem qualquer possibilidade dos “donos” das linhas (aqueles que as vão pagar) poderem optar por outras empresas, com a agravante de que qualquer alteração à rede tem de ser autorizada pela PT que, naturalmente, cobrará o serviço;
- Imposição destas negociatas às autarquias apesar de, entretanto, terem recebido todas as competências (e encargos) relacionadas com os edifícios escolares;
- Sub-empreitadas que não observam a lei em vigor, nomeadamente inexistência de projectos técnicos;
- Inexistência de comunicação e total ausência de informação para escolas e autarquias;
- Colocação de redes estruturadas sobre outras redes já existentes, violando, assim, toda e qualquer regra de remodelação.

Mas no âmbito da relação entre Educação e tecnologia, ainda há mais:
- Todo o software que está a ser produzido para o ME é suportado pela Beltrão Coelho, a mesma empresa que já havia recebido o monopólio dos quadros interactivos para as EB2, 3 (Interwrite), apesar de não serem nem os melhores nem os mais baratos do mercado;
- A manutenção do monopólio da JP Sá Couto, relativamente ao programa E-escolinhas. Não há aqui uma violação clara das regras da contratação pública e das leis da concorrência?

Não me oponho, naturalmente, ao PTE. Mas por concordar com a medida, não posso calar situações e procedimentos que me parecem muito questionáveis. E isto não tem a ver com partidos. Tem a ver com a qualidade da própria Democracia que me parece estar a ser posta em causa diariamente. Veremos se algum dia todo este processo será alvo de alguma investigação judiciária.
E depois digam lá que é perseguição!

4 comentários:

Michelangelo disse...

Caro,

devia se informar melhor sobre as questões de networking que evidentemente não domina...

Primeiro: os routers que estão a ser colocados nas escolas não estão sobredimensionados. Caso não saiba a Cisco tem uma gama completa de equipamentos que cobrem todas as necessidaes...desde as residenciais até às das grandes empresas. Por exemplo, muitas das escolas têm acesso por fibra óptica que permitem neste momento débitos nas ordens dos 60mbps. Faz ideia do esforço que isso representa para um processador de um router? Evidentemente não faz!

2º - Não é a Cisco que está a colocar os equipamentos nas escolas mas a NextiraOne. E foi opção da PT colocar equipamentos dessa marca por questões técnicas....a Cisco não é a Tabuada e Barros, é a líder mundial da área de networking! Dizer que os equipamentos são Cisco devido ao responsável da Cisco em Portugal roça o ridículo.

Convém algum cuidado e SERIEDADE com as teorias da conspiração...

Sancho Gomes disse...

michelangelo,

perdi a paciência para o aturar. por isso não me leve a mal que não lhe ligue cavaco... mas fique por cá e continue a escrever o que bem lhe der na veneta. é que somos democráticos!

PS - se tiver um tempinho e se quiser investigar, veja o que dizem os relatórios das equipas PTE das DRE's. o resto, é propaganda que vc engole se quiser!

Michelangelo disse...

Meu caro,

Por acaso faço parte da equipa da PT que gere o projecto das escolas e, como tal, acompanhei todo o projecto e processo de selecção dos equipamentos.

A PT, ao contrário do que você pensa e põe em causa levianamente, é constituída pelo melhores profissionais do país na área de networking e telecomunicações. Os projectos para as escolas foram feitos com elevado profissionalismo e tendo em conta as necessidades do cliente.

Eu também já me fartei de você e dos seus disparates. Agora que fala de algo que é a minha especialidade é que percebo quão deturpadas e facciosas são as suas afirmações!

Quando quiser fazer afirmações dessa ordem faça o trabalho de casa!

Não se preocupe que não terá mais comentários meus porque já percebi que perder tempo consigo é chover no molhado...

Anónimo disse...

Michelangelo disse:

"Agora que fala de algo que é a minha especialidade é que percebo quão deturpadas e facciosas são as suas afirmações!"

Há uma frase que ilustra essa realidade:
"É possível enganar muitos durante muito tempo mas não todos durante todo o tempo!"

Infelizmente, em democracia é o suficiente para ganhar eleições de forma sistemática!

Quanto ao tratamento do nosso anfitrião habitue-se pois é assim que ele trata quem o refuta!

amsf

amsf