19.1.10

Quem tem razão?

Esta manhã, o Diário de Notícias de Lisboa anunciara que o CDS-PP iria apresentar a sua proposta para a Lei de Finanças Regionais (LFR). A notícia (e com ela a fonte declarada, José Manuel Rodrigues), foi desmentida por Assunção Cristas, deputada do partido na Assembleia da República e tida como muito próxima de Paulo Portas, que parece ter dado razão à acusação feita por Guilherme Silva, segundo a qual os "centristas" teriam "roído a corda" nesta matéria, alinhando com o Governo do PS numa posição muito pouco favorável às pretensões da Madeira.

Assumindo aquilo que até agora ninguém tivera coragem de assumir entre os "centristas", ou seja, que a alteração à LFR não é relevante para o CDS, CRistas garantiu que, ao contrário daquilo que seria expectável, a LFR não iria ser levada à mesa de negociações no encontro que decorre neste momento entre Sócrates e os "centristas".

Em que ficamos? Quem está mal informado, Assunção Cristas (que por acaso participará no encontro desta tarde com José Sócrates) ou o vice-presidente da bancada parlamentar do CDS-PP na Assembleia da Republica, José Manuel Rodrigues?

A posição da deputada deixou visivelmente incomodada a estrutura local do CDS-PP. Lino Abreu foi rápido a reagir, mas estará ele informado sobre o que vai na alma dos dirigentes nacionais?

Terá Guilherme Silva razão? Quer parecer-me que sim...

E agora, José? Eu cá vou esperar pelo jornal das 8...

2 comentários:

Sancho Gomes disse...

A verdade é que o CDS quis entalar o PSD, mas quem pode ficar entalado de futuro é José Manuel Rodrigues (JMR).
Reconheço que JMR não tem força para alterar a estratégia nacional do CDS (para a qual o CDS-Madeira tem pouca relevância, até porque a eleição de JMR foi um "acidente"), mas não tenho dúvidas que terá repercussões profundamente negativas em futuras eleições.
Numa perspectiva mais pessoal, eu que elogiei JMR e comemorei a sua eleição sinto-me desiludido. É que se foi para esta m... que ele foi eleito, mais valia ficar em casa...

Roberto Rodrigues disse...

Atenção!

Hoje antes de entrar na reunião com o Ministro das Finanças a Líder Nacional do PSD foi muito clara ao afirmar que a LFR não tem nada a haver com o OE, separando tal como o CDS o fez as questões da LFR e do OE. Deitando assim por terra toda esta argumentação vossa.

Alias para a Manuela Ferreira Leite a questão da LFR é «lateral». E mais! No fim dessa reunião (vi na SIC a pouco), a Manuela anunciou que o voto do PSD a proposta de OE vai depender sim de propostas que visem diminuir a divida pública e o endividamento externo de Portugal, pondo de parte qualquer outra questão mesmo a tal revisão da LFR antes do OE. Mostrando-se muito mais próxima de um acordo com o Governo como se viu.

Para quem tenha duvidas no "Público" (http://www.publico.clix.pt/Política/psd-desvaloriza-financas-regionais-nas-conversacoes-sobre-orcamento_1418882, pode ler-se o seguinte:

«A conversa com o ministro das Finanças é sobre o Orçamento do Estado e não sobre a Lei das Finanças Regionais. O diploma que serviu ao Governo para ameaçar com um aumento de impostos é importante, mas Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, considera-o um “assunto lateral”. Para “discutir na Assembleia da República”, mas não na reunião com Teixeira dos Santos sobre o Orçamento do Estado, afirmou Ferreira Leite à chegada ao Ministério das Finanças para a segunda ronda de conversações.»
Afinal quem mente?

Afinal quem engana os Madeirenses?

Afinal quem esta a fazer "blaf"?


Esta posição de Manuela Ferreira Leite também deita por terra o argumento utilizado pela sua bancada na AR hoje, para fundamentar aquele que foi o seu sentido de voto contra a proposta de adiamento da discussão da revisão da LFR, visto que o PSD fazia, segundo Hugo Veloza depender a sua aprovação do OE da aprovação prévia da proposta que esta sobre a mesa para revisão da LFR(???). Em que ficamos? Afinal tem ou não uma coisa depender da outra??!... Não dependem e foi a própria Líder do PSD a dizê-lo. Não se enganem e não nos tentem enganar!...


Só por mero aproveitamento político é que alguns podem acusar o CDS e ao JMR de defraudarem os interesses da Região. Esquecem que por muita boa vontade há obstáculos a ultrapassar e que só a boa negociação é que irá resolver este problema ocasionado por esta má Lei que é a LFR, que no final de contas foi elaborada e negociada pelo PS e pelo PSD e do qual o CDS não é autor.


Continuo a achar que afinal o CDS tem conduzido bem ambos os processos (OE e LFR) e que pelos vistos o PSD hoje volta atrás, por saber que esta muito em causa e ficar de fora destas negociações não é só mau para a Madeira, é mau para o País mas também é mau para eles próprios. Afinal, parece que também não querem ir novamente a eleições!...

RR