3.3.05

Pois é...

A líder da JS-M, e deputada à Assembleia Legislativa Regional, Célia Pessegueiro, reconhece hoje, em artigo de opinião, que o bom resultado eleitoral do PS de Jacinto Serrão ficou a dever-se ao facto de o PSD se ter deitado "à sombra da bananeira" - a expressão é dela.

Em resumo, o eleitorado não votou no PS porque os socialistas apresentaram melhores propostas, porque tinham melhores candidatos ou porque simplesmente lhe apeteceu. Votou no PS porque o PSD não se empenhou.

Curiosamente, Célia tem razão. Só que lhe fica mal admitir. Por razões óbvias...

Na Ciência Política é comum dizer-se que as oposições nunca ganham eleições, quem as perde são os governos. Mas Célia nunca demonstrou particular apetência para a Ciência Política, portanto, não me parece que tenha interpretado os factos à luz da frase acima referida.

Deixo alguns excertos do artigo de opinião supra-citado, que pode ser lido em www.dnoticias.pt .

«A previsão de que o resultado seria um empate - e porque o presidente do PSD não leva desaforo para casa - representaria muito mais empenho, muito mais trabalho para vencer as eleições. Mas, na verdade, pensou ele, como outros, que estava "no papo". Deitaram-se à sombra da bananeira" não na campanha mas já há muitos anos a esta parte".

Em resumo, Célia admite que o último resultado eleitoral dos socialistas madeirenses não se ficou a dever ao mérito de Serrão, mas sim ao demérito do PSD.

Pois, por estas e por outras...

Gonçalo Nuno Santos

Post-Scriptium 1: Qual será o deputado do PS-Madeira que já ameaçou "bater com a porta" e abandonar o Grupo Parlamentar? E será que o nosso homem está sozinho, ou há mais... saídas à vista.

Dá-se uma réplica de uma Casa de Santana a quem adivinhar...

Post-Scriptum 2: É curioso. Na Esquina (www.esquina-do-mundo.blogspot.com) o Bento escreve que, coligado ou não, o PS pode «causar mossa» nas próximas autárquicas, particularmente na Câmara do Funchal. Então porque fogem os "notáveis" socialistas ao confronto com Albuquerque?

Jacinto já disse que nem pensar. Bernardo nem quer ouvir falar do assunto. Sobra quem? Maximiano (alguém acredita que vá deixar o conforto de São Bento?)? Um «independente que anda de cadeias às avessas com o PSD» e que "carrega" uma aura de competência? Victor Freitas? Ou alguém "para queimar"?

Não seria tempo de os principais rostos socialistas assumirem o desafio? José António Cardoso, honra lhe seja feita, teve coragem. E na política, é preciso coragem. De "ratos de bastidores" estamos todos fartos...

4 comentários:

Anónimo disse...

Para que não fiquem dúvidas de que o qeu escrevi está deturpado no post do Gonçalo, vai aqui o artigo completo. As palavras falam por si, no conjunto...
EB


Alea jacta est - os dados estão lançados

Há um homem para quem as próximas eleições autárquicas são extremamente importantes. Do resultado que tiver, muito pode depender o seu futuro e as suas ambições políticas. E a ele, só uma vitória esmagadora interessa.Miguel Albuquerque tem muito em jogo este ano. A almejada, mas nunca claramente confessada, presidência do Governo Regional pode depender dos resultados que conseguir nas urnas. E o PS subiu nas últimas regionais e nas recentes legislativas, tendo inclusive ganho diversas freguesias no Funchal, coisa que não tinha acontecido antes em legislativas, se não estou enganado.
Pode-se, porém, apontar que o PS sobe sempre nas eleições legislativas nacionais e logo a seguir estende-se ao comprido, literalmente. E que mais uma vez assim será, logo o triunfo e o bom posicionamento pra suceder a Alberto João Jardim não escapam a Miguel Albuquerque.
Todavia há dados novos nestas últimas eleições. A esquerda toda também subiu no Funchal e conseguiu até a maioria dos votos. Se fossem eleições pra a Câmara Municipal, o PSD seria governo mas não teria a maioria na Assembleia Municipal, por exemplo, nem na vereação, o que seria uma situação difícil pra qualquer autarca.
Portanto, o PS tem possibilidades de conseguir dificultar a vida ao PSD e a este delfim. Mas não sozinho. As duas tentativas de aliança com o PP redundaram em fracasso, ainda que uma delas tenha assustado o PSD.
Uma plataformna de Esquerda podia ser uma solução para o PS. Os comunistas como sempre oferecem-se, mas ninguém os quer. O BE quer que os queiram mas também ninguém os quer...E os socialistas convencidos que estão de que sozinhos são capazes de chegar lá, vão mais uma vez ficar a fazer contas e a dizer que pra próxima é que vai ser...
Nas próximas eleições, Miguel Albuquerque vai pôr toda a sua máquina na rua. A sua colaboração pra estas eleições foi suficiente, se tanto. A música em Outubro (se for esta a data) vai ser outra. Primeiro por querer provar que só vale mais votos do que AJJ no Funchal, dando ao mesmo tempo uma "CHAPADA" em dois colegas. No Presidente do Governo Regional e no outro delfim, o Vice-presidente.
Ainda assim, os resultados de Outubro de 2004 e de Fevereiro de 2005 indiciam que um PS, coligado ou não, pode causar mossa, se tiver uma boa equipa, se houver independentes com coragem pra dar a cara por um projecto de outra cor política.
Creio que Jacinto Serrão não vai cometer a loucura de se candidatar, correndo o risco de ver esfumada a aura que vem propagandeando de ser ele o responsável por estas subidas eleitorais.
Se fosse socialista, apostaria numa coligação de Esquerda, com abertura a independentes, o que é quase impossível de realizar, pois assemelha-se a juntar demasiados GATOS num só saco por conseguinte, aos socialistas só lhes resta tentar não perder por muitos...
EMANUEL BENTO
NB: Por acaso tenho andado a pensar num nome para candidato independente à CMF. Tem andado às avessas com o PSD - aliás, nunca foi militante - e transporta uma aura de competência e rigor...

Anónimo disse...

«os resultados de Outubro de 2004 e de Fevereiro de 2005 indiciam que um PS, coligado ou não, pode causar mossa»

Do post do Bento. A dificuldade em ver as coisas chama-se miopia

Anónimo disse...

Mossa não significa que vá ganhar mas sim poder dificultar a vida a Albuquerque e não lhe dar a vitória esmagadora que este precisa para calar vozes do PSD, como se depreende do que escrevi. Aliás, nunca equacionei no artigo que o PS possa ganhar as eleições.
Ora vejamos:
1)Pode-se, porém, apontar que o PS sobe sempre nas eleições legislativas nacionais e logo a seguir estende-se ao comprido, literalmente. E que mais uma vez assim será, logo o triunfo e o bom posicionamento pra suceder a Alberto João Jardim não escapam a Miguel Albuquerque.

2)Uma plataformna de Esquerda podia ser uma solução para o PS. Os comunistas como sempre oferecem-se, mas ninguém os quer. O BE quer que os queiram mas também ninguém os quer...E os socialistas convencidos que estão de que sozinhos são capazes de chegar lá, vão mais uma vez ficar a fazer contas e a dizer que pra próxima é que vai ser...

3)Se fosse socialista, apostaria numa coligação de Esquerda, com abertura a independentes, o que é quase impossível de realizar, pois assemelha-se a juntar demasiados GATOS num só saco por conseguinte, aos socialistas só lhes resta tentar não perder por muitos...

---------------------
Penso que chega e a "Miopia" não é minha de certeza, umas cenouras talvez fizessem bem a algumas personagens...
EB

Anónimo disse...

É inacreditável. O PSD continua a perder votos para o ps e continuam os tecnocratas do psd a dizer que quem ganha não é o ps do Jacinto Serrão. Excelente interpretação. Assim, qualquer dia, o ps "rouba-lhe" a casa e eles continuam a afirmar que o ladrão é outro.


Viva a miúpia aguda e a falta de inteligência, política, para perceber que é urgente fazer qualquer coisa para inverter a tendência inevitável. o PS ruma, paulatinamente, para o poder.