18.9.05

A bola

O treinador do Porto, um holandês cujo nome não sei escrever, indignou-se com a má qualidade do futebol daqui da aldeia. Diz ele, entre outras coisas, que o futebol é mau (de qualidade má) e que a indisciplina é demasiado tolerada por quem de direito por causa dos amarelos e dos castigos (benevolentes, penso eu).

Muita gente não gostou (nomeadamente aqueles que sobrevivem e dependem do actual estado de coisas) atacando a loucura de tais palavras com um sem número de feitos recentes: Porto campeão europeu, Sporting finalista da UEFA, Porto vencedor da UEFA, Portugal segundo classificado no Europeu de selecções. Entretanto, esqueceram-se dos sete a zero do Celta de Vigo ao Benfica, por exemplo, mas penso que isso não seja propriamente um feito.

Mas então qual o espanto? Na aldeia detesta-se a crítica. Aliás, convive-se muito mal com ela e não se encara as coisas de frente. É mal dos sítios pequenos sujeitos à inveja e à pequenez das fronteiras e dos limites. Por isso o futebol português tem pessoas como o Sr. Madaíl e o Sr. Loureiro à frente dos seus destinos, pormenor que toda a gente que se mostrou indignada confortavelmente esqueceu. Entretanto, não muito longe dali, as assistências diminuem (e temos 8 mamarrachos novos), as faltas abundam, o tempo de jogo é diminuto e o público aplaude os jogadores da casa que se deliciam a fazer tempo no chão simulando lesões quando a sua equipa está em vantagem. Vale tudo para ganhar mesmo faltar ao respeito por quem paga bilhete e quer ver futebol. Vale inclusive ter treinadores, como Cajuda ou Pacheco, em grande destaque porque só conseguem falar de lugares-comuns.

Hoje mesmo há um Braga-Porto que coloca frente-a-frente dois dos primeiros classificados mas “A Bola”, um ícone do regime, prefere trazer na sua capa o drama de Koeman na recepção a um dos últimos classificados. Aliás, como o Record, candidato a qualquer coisa no regime, que prefere lançar um aviso aos jogadores do Benfica para terem cuidado com “livre” e “cantos” (relembro que o jogo é na Luz contra uma das piores equipas do momento e à hora que escrevo estas linhas o Leiria já apanhou três e dois foram de bola parada). Quando assim é, está tudo dito da mentalidade do povinho, alienado como diria Marx, que segue estas andanças.

Claro que ainda há pouco tempo o Sr. Jaime Pacheco, com uma equipa menor, logrou obter um título nacional à custa de muito esforço e dedicação. Muita gente adorou a festa e gostou da afronta. Esqueceu-se porém das vicissitudes de tal conquista, das infindáveis caneladas nos adversários e dos penalties e golos estranhos. Mas é evidente que foi mais um caso de excelente qualidade desportiva, tal como o título do Benfica no ano passado, assente em criteriosos efeitos e jogatanas que vêm em todos os manuais de como jogar bom futebol.

Por fim, o Sr. Adriansen (será assim?) é estrangeiro, logo vem de fora, e não percebe nada disto. Só pode ser.