8.3.06

Defesa acérrima

O meu amigo Bento, no http://www.esquina-do-mundo.blogspot.com/ vem fazendo uma defesa acérrima da actual liderança socialista. Não o critico nem questiono a opção, é um direito que lhe assiste. Mas hoje, numa resposta a um post meu datado de ontem, comete uma série de erros de análise que convém corrigir.
Em primeiro lugar, o então líder Mota Torres teve os melhores resultados percentuais que o PS-Madeira jamais obteve. É um facto, facilmente comprovável.
Dizer que a subida de 2004 se deve ao especial mérito do presidente socialista Serrão é, de facto, curioso. E revela uma analise com algumas…”omissões”, tais como o aumento do número de deputados, o resultado perfeitamente anormal de 2000 – creio que até o Inguilha a concorrer de camisola rosa teria aumentado o score – ou a situação especial em que o país vivia. Ou, em última instância, os trinta anos de poder laranja.
Em segundo lugar, faz uma série de considerações sobre as “fugas de informação” que deram origem à notícia Bernardo contra Bernardo. Quem quiser leia.
O resto não comento, porque acho que não vale a pena. Eu não tenho uma visão manequísta do universo, não entendo que de um lado estão os bons e do outro estão os maus. Limito-me a acreditar que nos dois lados da barricada existe gente de valor e com valores, que tenta, todos os dias, fazer o melhor. Eu, pelo menos, conheço gente assim.
E já agora, quanto a tachos, é necessário não esquecer o comportamento do líder Serrão quando chegou a Assembleia da Republica e de lá só saiu “à lei da bala”, quando prometera o contrário.
Da resposta do Bento emergem outros defeitos, mais relevantes. Em primeiro lugar, ele não desmente o essencial (até confirma), ou seja, os métodos agora criticados foram igualmente utilizados por quem detém o poder rosa. Como o Diário lembra hoje, aliás.
Em segundo lugar, falta qualidade ao grupo parlamentar do PS, o que se revela na ausência de produtividade do mesmo.
Em terceiro lugar, não se conhece, à actual direcção do PS-Madeira, uma única ideia política válida. Os socialistas não agem, reagem. E normalmente, andam a reboque dos meios de comunicação social que agora criticam.
Enfim, é uma direcção pobre, politicamente inábil, trauliteira ao jeito da música pimba do Quim Barreiros.
Bom, como isto já vai longo, que tal tomarmos uma cerveja amanhã, Bento?