7.3.06

Provar do mesmo veneno

Tenho ouvido e lido acusações a João Isidoro, José António Cardoso e outros que tais. Entendo-as. Os “críticos” do PS-M são personagens burlescas. Tal como, de resto, a maioria dos “respeitáveis” membros da actual direcção do partido, politicamente a mais pobre que há memória.
Com um líder inapto (espécie de marioneta nas mão de um tipo de Santana a quem não se conhece uma ideia que seja).
Com um simpático fumador de cachimbo, que entre uma cachimbada e outra um dia rasgou o belo cartãozinho de militante rosa.
Com um Emanuel que os quer ver a todos pelas costas, fingindo sacrificar-se pela causa enquanto espera pelo o voo seguinte para Bruxelas.
Com um grupo parlamentar que é, tão só, o menos produtivo entre todos os que compõem a AR.
É óbvio que Isidoro e Cardoso são tipos pouco recomendáveis. Mas e os actuais geradores do “status quo” são o quê? Não trilharam eles os mesmos caminhos? Não foi Freitas santanense quem levou José António Cardoso à vitória num célebre congresso disputado contra o João de São Vicente?
Não foi o Freitas de Santana quem tramou Bernardo Trindade e Bernardo Martins, passando para a imprensa – DIÁRIO DE NOTÍCIAS - a informação prematura de que eles se candidatariam à liderança no dito congresso, eliminando as pretensões de qualquer um deles?
Não foi Serrão que, enquanto líder da JS, tramou (ou ajudou a tramar, porque sozinho, duvido que conseguisse!) o então líder do partido?
Não foram estes senhores que ajudaram a boicotar o trabalho da anterior direcção do PS-Madeira, contribuindo para o “belo” resultado de 2000?
E agora pregam lições de moral? Acusam de conspiradores aqueles que utilizam os mesmos métodos que os colocaram onde estão? Não foi através dos mesmos jornais que chegaram lá? Será que o DN foi sempre “instrumento privilegiado de comunicação do PSD”? E se assim é, deu jeito, não?
Eu não tenho rigorosamente nada a ver com o PS-Madeira. Não defendo Isidoros, Cardosos, Caldeiras, Pestanas, Freitas ou outros quaisquer. Não tenho de ter opinião sobre quem é o melhor líder para os socialistas cá do burgo. Mas sei apenas que, observando as coisas como elas são, a actual direcção está apenas a provar o veneno que destilou durante anos. Com uma particularidade. É que Mota Torres teve o melhor resultado de sempre do PS-M. Emanuel Jardim Fernandes esteve perto de ganhar a Câmara do Funchal. E Serrão, até agora, ficou-se por resultados “satisfatórios mas aquém das expectativas que o PS Madeira legitimamente tinha”.

Post-Scriptum: Poupem-se ao trabalho de dizer que “este texto foi feito por encomenda porque não interessa ao PSD ver o PS com uma direcção forte. Está mal escrito e tem erros. E faz parte da conspiração para acabar com o líder - transitório porque continuam à espera de Bernardo – e colocar lá o Cardoso, para bem do PSD”. Pois que assim seja. Estou-me nas tintas.