8.6.06

Savem a Republica!

Uma reportagem da RTP, ou melhor, um desfilar de lugares comuns anteontem transmitido pela televisão do Estado, lançou um alerta:

"Há extrema direita em Portugal e os tipos até têm armas (pelo menos uma caçadeira) e as bestas de besta vão invadir as ruas e isto vai ser uma tragédia"

gritou parte do Zé povo, amedrontado.

Creio até que algumas senhoras mais dadas à religiosidade correram à Igreja da esquina para pôr uma velinha a Santo Inácio.

"Antes o Barroso e o Sócrates e o Louçã", gemeram os mais pragmáticos.

A Senhora Polícia, zelosa, foi logo prender o dono da caçadeira que apareceu na televisão, esse sanguinário que ameaçou com um golpe de estado! Os 47 membros do partido do homem (incluindo duas velhinhas que não sabem que estão inscritas, mas estão) devem ser as próximas vítimas.

O Sr. Ministro, guardião do bem comum, também falou sobre o assunto e garantiu à populaça que o Governo não permitiria que a calmaria reinante fosse posta em causa por uma caçadeira e por bestas armados com bestas!

Já um responsável pela segurança interna, personagem perfeitamente desconhecida, veio pôr água na fervura e dizer que afinal a arma e as bestas não eram assim tão perigosos.

"A gente tá d'olho neles", complementou, entre uma bica e uma dentada numa queijada de Sintra.

Também os senhores agentes da Guarda e da PSP, que ontem marchavam ao som da Internacional, indignaram-se pelo facto das justas reevindicações do proletariado, por eles ali representado, poderem ser manchadas pelo facto de 30 tipos com a bandeira de um partido que ninguém conhece (mas que até já concorreu a umas eleições, tendo obtido magnifícos 9.000 votos) marcharem com eles. Se calhar, com um i-pod a tocar o hino da Mocidade! Onde já se viu tal afronta?

Hoje, os comentadores do costume vão concorrer em graus de indignação. A républica está ameaçada, gritarão. Uns mais alto que outros, mas lá que gritarão, gritarão!

Daqui a uma semana ninguém se lembra de nada disto. De qualquer forma, esses perigosos extremistas-fascistas-neonazis-comedores de negos ao pequeno almoço,

"sim, porque aquilo tá tudo misturado, aquilo é tudo a mesma raça, Deus
me livre e guarde!"

esses tipos que preparam um golpe de Estado em reuniões secretas na Quinta da Berdalejona, em plena Aldeia de Ranhosa da Serra, agradecem a publicidade gratuita.