5.6.06

Somos os maiores!

Ontem, vi parte da final do Euro de sub 21. E fiquei estupefacto. Então o Quaresma não era, segundo a imprensa lusa, o melhor do mundo e arredores? E um tal de Hugo Almeida, avançado matulão e pouco dotado, não era, para os media portugueses, a maior esperança europeia no que respeita a pontas de lança. ? E um tal de Varela, segundo os referidos senhores, não era o melhor extremo das selecções de sub-21 "around the globe"? E a famosa dupla Rolando - Hugo Morais não era absolutamente intransponível, ajudada por um Nélson fantástico? E não era Portugal a mais dotada equipa jovem do planeta. Era, pelo menos para a imprensa que veste verde e vermelho!

Poi eu ontem vi um ponta de lança à Van Basten, excepcional jogador de 22 anos, de nome Klaas Jan Huntelaar. Só que jogava na Holanda. Vi um extremo estupendo, de apenas 17 anos, de nome Nicky Hoffs e de laranja vestido. Vi um tal de Romeo Castelen. Avançado hábil e objectivo. Que, por coincidência, também jogava pela Holanda. E já agora, um médio "à Davies", Demy De Zeeuw, curiosamente holandês.

No outro lado vi um número 10 -Artem Milevskiy - tão bom como o "velho" Mikhailichenko da selecção da URSS, que ontem se sentou no banco ucraniano.

Só que, furiosamente "patrioteira" e ignorante, a imprensa desportiva portuguesa não conhecia, não sabia, e nunca tinha ouvido falar nesses jogadores. Não sabia que ainda há pouco tempo, o Ajax pagara 9 milhões de euros por Hutelaar, que foi "só" o melhor marcador do campeonato holandês. Não sabia ainda que, por exemplo, Milevskiy era, e é, pretendido por alguns dos grandes clubes europeus da actualidade.

Em resumo, para o encartados (será melhor "encarteirados") da bola lusa erámos os maiores sem discusão, os nossos eram de longe melhores que os outros e a taça era nossa por direito próprio. Viu-se a linda figura que fez aquele grupo de meninos mimados e com mau perder!

Cheira-me que no Mundial vai ser mais ou menos a mesma coisa. E pelo menos até ao jogo com Angola o caneco pertence-nos! Até "demos" três ao Luxemburgo, essa potência do futebol, essa equipa de referência dos sindicatos dos canalizadores e jardineiros!

De facto, a imprensa desportiva da lusa pátria tem graça!