25.7.06

Ana&Jorge


Um dos bons discos que comprei nos últimos tempos. Celebrando os sucessos de Estampado (2003) e de Cru (2004), Ana Carolina e Seu Jorge juntaram-se em São Paulo, no Tom Brasil, para um concerto ao vivo, agora editado em CD e DVD sob o nome simples de Ana&Jorge.

Carolina e Seu Jorge são, se calhar, dois dos melhores produtos musicais que o Brasil exporta actualmente. Boas composições e letras que denotam forte preocupação social são comuns a ambos.

Há, no entanto, diferenças óbvias entre eles. Seu Jorge, um "carioca" que vive entre São Paulo e Paris, defende seu futebol em territórios como o samba - começa o concerto interpretando a solo São Gonça, que já vem do tempo de Farofa Carioca - mesmo que travestido de "samba urbano" (exemplos mais claros são o já referido São Gonça, Mania de Peitão, Tive Razão ou Chatterton, todos de Cru), misturando-o com outros géneros populares. É o mais digno representante de um certo "Brasil cool".

Ana Carolina, bela mineira de Juiz de Fora, cantora de timbre grave, embora também "toque" no samba e na bossa nova, bebe mais influências do rock e no pop (incluindo em gente como Cazuza), sendo muitas das suas canções uma estranha (e apetecível) mistura de rock progressivo e lirismo, de potência sonora e de calma transmitida pelo som acústico de violoncelos ou violinos.

Apesar das diferenças, os dois músicos revelaram uma sintonia impressionante, particularmente em temas como Tanta Saudade (Djavan e Chico Buarque), É Isso Aí (Carolina), Chatterton (Seu Jorge), Beatriz (canção belíssima resultante da parceria de Edu Lobo e Chico Buarque) ou Beat da Beata (Carolina).

Destaque também para a interpretação que Seu Jorge faz de Zé do Caroço, de Leci Brandão, ou para Ana Carolina em Brasil Corrupção, (Tom Zé e Ana Carolina).

Enfim, um dos (poucos) bons produtos da MPB nos últimos tempos.