31.8.06

Digam lá qualquer coisinha!

Independentemente da bondade da decisão tomada pelo governo patético (sim, porque este Sócrates não merece o peri) da República sobre a diferença de tratamento entre Madeira e Açores ao nível de financiamento, o absoluto silêncio da oposição madeirense é aterrador. A posição dos seus ilustres líderes é a de enfiar a cabeça na areia (senhores, o Verão está a acabar!), ou assobiar para o ar, na expectativa que o corte nos milhões enfraqueça o Governo PSD. O que não percebem e que provavelmente nunca perceberam é que, no seu íntimo, os madeirenses preferem um líder que profira umas barbaridades de vez em quando, em vez de lideranças subservientes aos desideratos continentais. Que os madeirenses preferem um governo formado por um partido com defeitos mas autónomo, do que por partidos que se portam como filiais. Como afirmou ontem o ex-líder do PS, a solução para a oposição não passa pela fidelidade canina à direcção nacional dos partidos, mas por projectos políticos desenvolvidos a pensar na Madeira e nos madeirenses. Porque apesar do que afirmam alguns intelectos brilhantes da nossa praça, existe de facto um diferendo claro entre o povo madeirense e a República. E enquanto esta différence entre a Madeira e o Continente não for reconhecida pelos partidos da oposição, não vejo como é que alguma vez se poderão constituir como alternativa.

PS – Ressalvo, aqui, a posição do deputado Maximiano Martins, que me parece equilibrada. Este deputado, cujas posições, muitas vezes são dúbias, ao que parece afirmou ao DN – Madeira que está disposto a opor-se à proposta do PS, devido à argumentação utilizada. Resta saber se com outra argumentação, as contas feitas pelo deputado resultarão na diferença presente na proposta actual.

1 comentário:

Tino disse...

O tamanho da letra do PS deste texto mostra um pouco da bondade do mesmo.
Ao remeter para um PS a posição de um deputado socialista como se se tratasse de uma posição isolada, o autor deste post quer dar a entender duas coisas que não são de todo verdade.
1 - Que o PS Madeira não tem uma posição concertada entre os seus representantes e todos os representantes do Partido Socialista na Assembleia da Republica.
2 - Que os males de que a sociedade madeirense padece (tais como falta de qualificações, completa depêndencia externa, etc.) são causados por um governo que está há 1 ano no poder e não por outro que está há quase 30.