31.8.06

E por falar em incoerências....

Descobri o Farpas há pouco tempo. De acordo com o profile, o seu autor chama-se Paulo Barata. Porque, enquanto madeirense, gosto de saber tudo o que posso sobre a Madeira, comecei a ler os primeiros posts. O sr. Paulo Barata falava da falta de coerência do Filipe Malheiro, pelo facto deste não ter manifestado a sua discordância aquando da sucessão de Virgílio Pereira por Miguel Albuquerque. Até estava a gostar, pois parecia-me que o sr. Paulo alertava para incoerências de figuras públicas que têm a obrigação de evitá-las (especialmente se forem políticos ou estiverem na política). Sinceramente, pareceu-me que o Sr. Paulo mantinha uma postura equilibrada, apartidária e observadora da realidade madeirense, o que me agradou. Estranhei alguma obsessão com o Filipe Malheiro, mas quem sou eu para criticar as obsessões dos outros, uma vez que eu, obsessivamente, abjuro Maria de Lurdes Rodrigues (na minha opinião, a pior Ministra de Educação de sempre). Portanto, não liguei e continuei com a minha leitura. Mas, a certo ponto, tive que parar, pois a falta de coerência estava a ser asfixiante. Depois de 2 posts onde disserta sobre a coerência, eis que me deparo com um, onde o sr. Paulo afirma o seguinte:

"Jardim diz que, para atrair investimento para a Madeira, vai baixar os impostos já em 2008.
É próprio de um populista a promessa de baixar os impostos. O povo gosta desta promessa. Foi assim com o "Choque Fiscal" de Durão Barroso e com a diminuição da taxa de IRS de Santana Lopes. Durão Barroso depois de eleito teve que aumentar os impostos e Santana Lopes acabou por ser despedido. No caso da Madeira, por incrível que pareça, Jardim safa-se sempre com todas as asneiras."

Até me sentiria tentado a concordar com o Sr. Paulo, não fosse o facto do blogger ter omitido outras faltas de coerência, bem mais próximas de nós cronologicamente. Então, para quem alarde coerência por todo o blog, não é que o sr. Paulo demonstra uma fantástica falta dela na sua análise, esquecendo as promessas de Sócrates sobre a manutenção dos impostos?

Então sr. Paulo, não vive em Portugal? Então sr. Paulo, onde está a sua coerência? Foi mero esquecimento, ou a obsessão não é apenas com o Filipe Malheiro, mas com o PSD?

A sua tentativa de branquear o governo socialista fica-lhe mal, embora seja elucidativa acerca do seu posicionamento político.
Naturalmente, reconheço-lhe o direito de situar-se politicamente numa outra margem, mas então não venha gritar isenção e exigir a partilha do rio. Porque causa desconfiança!

Esclarecido, continuarei a frequentar o blog do Sr. Paulo. De forma mais atenta e prevenida, é verdade. Mas o sr. Paulo, que não se distingue pela coerência, escreve algumas coisas com as quais concordo. Parece-me uma pessoa inteligente. Demasiado comprometido, mas que raio, na blogoesfera não podemos ser muito exigentes.

PS - O Bento tem andado muito calado e o seu último post indicia o encerramento da Esquina. Ainda não falei com ele, mas espero que tal não se confirme. Porque a blogoesfera madeirense ficaria irremediavelmente mais pobre.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr. Sancho Gomes,

É com agrado que constato que frequenta o meu blog, espero que continue a encontrar razões para isso.

No entanto, devo alertá-lo para duas imprecisões nas observações que faz sobre o mesmo. Primeiro, quando era miúdo li o “Moby Dick”, como sabe uma metáfora para o perigo que as obsessões comportam. Aprendi que não devia viver obcecado por nada nem ninguém. Portanto, não sou obcecado por nada nem por ninguém.

Quanto aos impostos, devo lhe dizer que o que afirma não é correcto. Não pretendo “branquear o governo socialista”, nunca o fiz e espero nunca o fazer. Também no que diz respeito à política fiscal eu penso pela minha própria cabeça. E posso lhe garantir que em sítio algum e em tempo nenhum defendi o aumento do IVA. Aliás, cheguei a manifestar publicamente o meu desacordo com essa medida.

Portanto, o exemplo que dá para “demonstrar” a minha suposta “incoerência” é mau, porque serve exactamente o propósito contrário.

Paulo Barata

Sancho Gomes disse...

Caro Paulo Barata,

no texto a que me refiro, não faz qualquer referência à demagogia do PS. Portanto, mantenho tudo o que disse.
Cumprimentos,

Sancho Gomes

Anónimo disse...

Amigo Sancho: parabéns pelo Blog! Do que vi e li até agora, gostei! Vou fazer questão de estar atento afim de te alertar para eventuais incoerências:-)
Não será fácil uma vez que, como sabes, politica madeirense não é o meu forte!Só conheço o Alberto João e já sabes o que penso da personagem!

Grande Abraço
Mauro

Sancho Gomes disse...

Bem-vindo Mauro. Estás à vontade para me alertar sempre que te parecer necessário, ainda que não sejam apenas para incoerências da minha parte. Por outro lado, por aqui não se fala apenas de política madeirense.
Abraço