15.9.06

A saúde precisa de ir ao Médico

É mais um caso entre outros. Segunda-feira faleceu uma jovem com 20 anos, de meningite no hospital.

O conselho de Administração do Serviço Regional de Saúde prometeu dar uma explicação, até quarta-feira. Já passaram dois dias e o dito Conselho nada disse.

Considero que existem alguns factos por esclarecer, apesar de saber que dificilmente vão existir culpados.

É prática comum, nestes casos, a tutela elaborar relatórios técnicos, imperceptíveis ao comum dos mortais. Até os próprios médicos, não os conseguem explicar.

A Ordem dos Médicos, também não actua, apesar do assunto já ser público.

Só levanto mais uma questão. Como é que os médicos conseguem realizar diagnósticos correctos se trabalham, por dia, 10 e 12 horas todos os dias. De manhã estão no hospital. À tarde nos consultores e clínicas privadas. Ao fim de um mês, são poucos os seres humanos capazes de resistir a tanta fadiga. No entanto, os nossos profissionais da saúde fazem-no o ano inteiro. Enquanto, parece-me evidente que cometem alguns pequenos pecados, mas como não há ninguém que lhes faça nada….


PS- segundo a família, a jovem foi várias vezes às urgências do Centro de Saúde de Machico (pelo menos 5). Além disso, foi observada na terça-feira (5/10/06) no Hospital. O médico não lhe conseguiu fazer um diagnóstico correcto. É no mínimo lamentável. Como a jovem continuava com o mesmo problema de saúde - uma sinusite acompanhada de fortes dores de cabeça- recorreu à medicina privada. Passou duas vezes pela Clínica de Santa Luzia (quarta-feira e sexta-feira de manhã). Mais uma vez o médico que a observou falhou no diagnóstico. Na altura a jovem já tinha a vista esquerda muito vermelha e a cara enxada. No hospital fizeram-lhe um “RX” aos pulmões e mandaram-na para casa tomar a medicação que estava a fazer. Voltou às urgências do hospital na sexta-feira, depois de ter passado,pelo Centro de Machico. Deu entrada nas urgências à meia-noite. Só foi atendida 2 horas depois, segundo o que disse o médico que foi nomeado para falar sobre o caso. Do Hospital enviaram-na para os Marmeleiros durante o dia de sábado. Dos Marmeleiros, regressou no domingo, aos cuidados intensivos da Cruz de Carvalho, onde faleceu na madrugada de segunda-feira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os erros pagam-se caro...e neste caso custou uma vida... as vezes querem poupar dinheiro ao estado nao realizando os exames necessários.. mas se fosse para gastar esse mesmo dinheiro em coisas que nao interessa a ninguem...nao pensavam duas vezes..as vezes até apetecesse nao pagar IRS e IVA, sao todos uns ladroes...nao se preocupam com o povo...
era mandar um bombista suicida dar um abraço aos politicos n1 dia de parlamento a ver se o pais mudava!