24.1.07

Ricardo


Confesso que gosto do Ricardo. O mais "português" dos futebolistas portugueses, reunindo em si as qualidades e defeitos geralmente apontados aos lusos. Inconstante, capaz do melhor e do pior em escassos segundos. É emotivo, valente mas às vezes deixa-se ir abaixo em situações inesperadas. Cria uma relação especial com os seus adeptos, que às vezes é de pura paixão e outras é de profunda desilusão.

O Ricardo não é consensual. É uma espécie de Pedro Barbosa debaixo dos postes. Um verdadeiro leão em dias bons. Um gato manso e gordo em dias maus.

De qualquer maneira, o Ricardo é um espectáculo. Quando defende penáltis sem luvas. Quando puxa a bola para si e num segundo resolve uma contenda interminável. Quando deixa os ingleses com os nervos em franja. Quando sai da baliza desesperado e falha a bola e recupera a tempo de salvar a vida. Quando voa a remates impossíveis. Quando motiva e se emociona. De qualquer maneira, o Ricardo é um espectáculo!

Agora, foi classiicado, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, o sétimo melhor gurda-redes do mundo. À frente, por exemplo, de Kanh, Dida, Barthez, Abbondazieri (da selecção argentina) e de muitos outros nomes famosos.

Sabe bem ter um dos melhores entre os nossos...