12.9.07

Critérios!

O Mundial de Rugby tem uma audiência mundial estimada em 4 mil milhões de pessoas em mais de 250 países. Os jogos são cobertos por 1.500 jornalistas. Foram vendidos mais de 2 milhões de bilhetes (2,4 milhões) para assistir, ao vivo, aos jogos.

O torneio gera receitas publicitárias da ordem de 60% em relação às receitas geradas pelo Mundial de futebol, que contou com 32 equipas, mais 60% do que as 20 reunidas no evento oval.

É disputado em dois países (França e Reino Unido, mais concretamente no País de Gales e na Escócia), em estádios como o Murrayfield, de Edimburgo, com capacidade para 68.000 pessoas, como o The Millennium Stadium, em Cardif, com capacidade para 73.000 pessoas, como o Stade de France (palco da final de um campeonato do mundo de futebol), onde cabem 80.000 espectadores. Passa ainda por cidades como Lyon, Marselha, Montpelier, Paris (Parc des Princes, 48 mil espectadores), Bordéus, Nantes, St. Etienne e Toulouse.

Estes números provam que se transformou no terceiro evento desportivo mais importante, logo após o Campeonato do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos.

Mesmo assim, a RTP entende que a estreia absoluta de Portugal num torneio desta natureza não é passível de ser transmitido, ou seja, que "dar" a todos os portugueses a possibilidade de ver os jogos da selecção não é serviço público. De facto, o Red Bull Air Race ou os jogos do "europeu de hóquei" é que são eventos de interesse público... À Santa Televisão. E Santos critérios...