22.4.09

Gil versus Nadal

Para quem se interessar pelo assunto, Frederico Gil joga, às 13:40 horas, em Barcelona, contra o super Rafael Nadal, na segunda eliminatória do Barcelona Open Banco Sabadell – 57º Trofeo Conde de Godó.

O jogo passa em directo na Sport TV mas para quem não se pode dar ao luxo de faltar ao emprego para vê-lo (eu, desgraçadamente, sou um deles) há sempre o sítio do torneio, onde os pontos podem ser acompanhados quase em tempo real.

Contra Nadal, que ainda por cima joga (quase) em casa, as hipóteses de Gil não serão muitas, mas como eu acredito que os milagres acontecem de vez em quando…

Os números são arrasadores, e se o tenista português olhar para eles entrará em campo a pensar que nem Deus Nosso Senhor, com os seus poderes infinitos, o pode salvar! Desde que se tornou profissional, em 2001, Rafa jogou 178 jogos em terra batida e ganhou… 164! Já não é derrotado nesse tipo de piso desde a final do Torneio de Roma de 2008, perdida para o compatriota Juan Carlos Ferrero.

Este ano, o seu saldo de vitórias e derrotas em terra batida cifra-se em “modestos” 25-0, tendo ganho, pela 5ª vez consecutiva, o Open de Monte Carlo.

Incontestado número um do mundo, o espanhol disputou, em 2009, 29 jogos, tendo ganho 26. Venceu o Open da Austrália (primeiro Grand Slam da temporada) e os masters series de Indian Wells e Monte Carlo. Lesionado, perdeu a final de Roterdão e foi eliminado nos quartos de final de Miami e de Doha.

Recorde-se que esta será a segunda partida entre Gil e Nadal este ano. No final de Março, no Open de Miami, o tenista português “deu luta”, mas não conseguiu evitar a derrota em dois sets.

Vamos lá, camarada… Não há nada a perder!

Sem comentários: