2.9.09

Festa do Avante 2009

O primeiro fim -de- semana de Setembro cumpro sempre um "ritual litúrgico", a festa do Avante, no Seixal. Mais do que uma festa do PCP, é uma actividade cultural, um movimento espontâneo de massas, muitas das vezes sem qualquer identificação partidária. É o culminar para muitos jovens dos "festivais de verão", para os militantes do PCP a "reentré política", que neste ano em particular, assume uma crucial importância, mas acima de tudo, significa o amadurecimento da nossa sociedade política.
Faz parte da minha liturgia ir à Festa do Avante, porque permite, atenuar as saudades de casa, com a "tasquinha" da Madeira; comprar os charutos "havana" no expositor Cubano para os festejos do fim-de-ano na Madeira; apreciar toda a divulgação cultural (apresentação de livros, divulgação de novos artitas musicais, literários, exposições...) e por último, assistir às intervenções políticas. É um exercício muito interessante, e às vezes muito revelador do espiríto democrático português, que nem sempre passa nos meios de comunicação social.
Mais um ano, mais um dever que se cumprirá!

4 comentários:

Anónimo disse...

Teresa,
não vou lá sempre, mas de vez em quando passo por lá. E este ano, lá estarei!

Sancho Gomes disse...

O comentário anterior foi meu

Anónimo disse...

Prezada Senhora, só por mau gosto ou por completa ignorância alguém utiliza a expressão Ritual Litúrgico (ainda que entre aspas), para assinalar um hábito, que não compreendo mas respeito, que é o de marcar a sua presença na festa do Avante. Por mau gosto, atenta a base ideológica comunista e a sua ligação à tradição religiosa judaico-cristã; por ignorância atenta a extensão do significado da expressão (ver Saul António Gomes). Assim, de duas uma: de futuro ou resista à utilização fácil de certas expressões ou, abstenha-se de escrever, já que desabafos como o seu nada acrescentam ao mundo da blogosfera. Obrigada.

Teresa Ruel disse...

Caro anónimo,
Não admito, sejam anónimos sejam ilustres conhecidos, quaisquer indicações do modo como devo escrever; quais as expressões que devo utilizar; nem tão pouco classificar se aquilo que escrevo acrescenta alguma coisa ou não à blogosfera.
Há quem não saiba viver em democracia por isso desconhece quais os seus príncipios e valores subjacentes.
Enfim....
Teresa Ruel