16.3.05

Começámos bem...

Sócrates já percebeu que gerir o país será um mar de rosas... com espinhos. Entendeu finalmente que o combate ao défice terá de ser uma prioridade e não uma mera figura de retórica. E que dificilmente concretizará as promessas que lhe permitiram ser eleito. Já sabe que terá de recorrer a receitas extraordinárias. Já "atramou" - em bom madeirense - que terá de racionalizar as despesas. Em resumo, já percebeu alguma coisa, o que não é mau!

Depois do ministro das Finanças, ainda antes de ter tomado posse, anunciar a inevitabilidade do aumento dos impostos, o presidente do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, assumiu hoje uma posição que legitima aquilo que o Governo se prepara para fazer. Defendeu o aumento do imposto sobre os combustíveis e do imposto automóvel.

Resumidamente: para evitar ter de cobrar portagens nas SCUTS, penalizando só os utilizadores das mesmas (e perdendo o estado de graça, porque a medida atingiria como um tiro milhões de consumidores), vai penalizar todos os portugueses. Mesmo os que não têem carro. É curioso... Caso para dizer que começámos bem...

Sem comentários: